Apesar de serem utilizadas moedas na Europa na época do descobrimento do Brasil, o comércio daquele tempo era quase todo à base de trocas. As “moedas” mais valiosas eram o fumo, o açúcar e o algodão, produtos de que vários países necessitavam.

As moedas de verdade só surgiram no Brasil durante o reinado de d. Pedro II, e o nome do dinheiro era o mesmo de hoje, real, que era a moeda que Portugal usava.

Podiam ser de ouro (dobrão), de prata (pataca) e de bronze (vintém). O plural de real era réis, e um milhão de réis era chamado de 1 “conto” de réis.

1500 – 1942: Real
Foi a moeda que ficou mias tempo em circulação.

1942: Cruzeiro
Em 5 de outubro, Getúlio Vargas fez o primeiro corte de zeros e criou o cruzeiro. Cada cruzeiro equivalia a mil réis.

1967: Cruzeiro novo
Durante o regime militar, o cruzeiro perdeu 3 zeros e virou cruzeiro novo. A substituição aconteceu no dia 13 de fevereiro.

1970: Cruzeiro
A moeda voltou a se chamar cruzeiro em 15 de maio, mas não houve cortes de zeros.

1986: Cruzado
Novamente cortaram 3 zeros e surgiu o cruzado do governo de José Sarney. A mudança ocorreu em 28 de fevereiro.

1989: Cruzado novo
As mudanças se tornam mais freqüentes. A moeda perdeu mais 3 zeros e foi novamente batizada de cruzado novo no dia 16 de janeiro.

1990: Cruzeiro
O cruzeiro voltou em 16 de março, no governo Collor. O nome foi dado à moeda corrente, para diferenciá-la do dinheiro bloqueado, mas não houve cortes de zeros.

1993: Cruzeiro real
Em 1º de agosto, o presidente Itamar Franco cortou 3 zeros para criar a nova moeda.

1994: Real
Foi a maior substituição de dinheiro já realizada no mundo. No dia 1º de julho, 2.750 cruzeiros reais passaram a valer 1 real. O Banco Central recolheu e incinerou 3,4 bilhões de cédulas de cruzeiro real. Encomendou 1,5 bilhão de cédulas de ral, que valiam 27 bilhões de dólares (90% fabricadas na Casa da Moeda, do Rio de Janeiro, e 10% impressas em 4 países). Também foram distribuídos 900 milhões de moedas, que pesavam 2 mil toneladas. A mudança custou aos cofres do governo 10 milhões de dólares.