Duas bebidas que fazem muito sucesso no verão espanhol: horchata de chufas e limão granizado. Começo pelo limão granizado, que é o mais fácil de explicar. Lembra a nossa raspadinha, mas com suco de limão bem mais concentrado. A horchata parece um leite. É feito de chufas, um tubérculo conhecido também como “amêndoa-da-terra” ou “castanha de junquinha”. Leva água e açúcar. Eu já tinha experimentado a horchata de chufas em São Paulo. Um casal, ouvinte do “Você é Curioso?”, levou uma garrafa até a Rádio Bandeirantes no ano passado. Eles conseguem cultivar chufas em São Paulo com muita dificuldade (parece que são os únicos!).
http://es.wikipedia.org/wiki/Horchata_de_chufa
A horchata deve ser tomada bem gelada. A bebida tem um gosto aproximado de amêndoas e avelãs. Há sorvetes de horchata e os supermercados também vendem garrafinhas da bebida industrializada.
A horchata de chufas lembrou-me, pela descrição, uma bebida que existia antigamente chamada “Orzata Gambarotta”, um concentrado de amêndoas que se tomava acrescentando-se água.
Oi, Marcelo! Caetano Veloso cita a horchata de chufa em “Vaca Profana”. Tem um “Orchta de chufa, si us plau” (Horchata de chufa, por favor) na letra. 🙂
Caro Marcelo Duarte,
Por ter um gosto aproximado a avelãs ,parece ser bom! Eu tomaria!
Grande abraço,
Rodrigo Ferraz
O nome soa gostoso , mas pra tomar…Hum!!! Sei nao!!!
Marcelo, eu lembro de quando você provou a horchata na rádio. Eu imagino que deve ser nojentoooo!Agora provou “in loco”, é? hahahaha
Foi porque é curioso ou porque gostou mesmo?
Horchata de chufa é uma delícia, não tem nada de nojento! O problema é que é difícil descrever seu sabor, já que náo há nada parecido por aqui. Eu recomendo!
Olá Marcelo, sou seu ouvinte e por acaso, pesquisando sobre ervas daninhas, fiquei terrificado, porque tenho quase certeza, de que a chufa, é conhecida no Brasil como tiririca, a erva daninha que assola qualquer gramado ou area verde, ou seja mato.
Imagina se isto fôr verdade, a propósito da horchata, ela é consumida na Espanha aos borbotões ese viesse ao Brasil com certeza ela seria um grande sucesso.
Um abraço
Rubens
Horchta eh um dribl? Contêm álcool?
Comentário de MARCELO DUARTE: Não, não contém álcool.
ja vivi na espanha, e gostaria de saber quais supermercados fazem venda de horchata
Resposta de MARCELO DUARTE: Olá, Cleo. No Brasil, nenhum supermercado vende horchata. O que eu contei foi justamente de minha viagem à Espanha.
Adoraria poder comprar horchata no Brasil.Adoro tomar um bom e grande copo de horchata bem gelada ou granizada no verão.
Amava essa bebida, estou pesquisando na internet, e vi esse site, onde havia pensado em escrever p/ o programa Você é curioso”, agora pergunto onde posso encontra-la?
E.T. foi a mais de 40 anos.que eu a pude saborear por uma oferta do dono do Bar.
Cara é a bebida mais gostosa, refrescante e que sustenta de verdade. Morei na Espanha e não faltava na minha geladeira. Aconselho tambem o gazpacho, uma sopa fria muito gostosa e dá para fazer aqui no brasil, é tomate, pimentao, alho, Azeite, sal e vinagre.
Ambos deliciosos.
Gosto mais da Horchata, me lembra a infância, minha mãe sempre falou dessa bebida.
Fui tomar a primeira vez aos 14 anos.
Maravilha!
encontra na Casa Santa Luzia….na Alameda Lorena
Foi por curiosidade que tomei horchata quando morava na Esapnha. A primei ra vez que se toma(acontece a mesma coisa com o açaí aqui no Brasil), por ter um sabor diferente de tudo, não parece ser muito bom, mas com o calor do verão da Espanha,por ser gelado e doce acabamos bebendo outra vez e aí vc fica viciado naquilo. Posso dizer que é simplesmente delicioso, refrescante e quase inigualável.Já tentei algo parecido com castanha do Pará, fazendo em casa,mas nada é igual a horchata de chufas.
Acho deliciosa a horchata! Parece que aqui em São Paulo, há algum lugar que a vende na região da avenida Paulista.
O gosto, para mim, aproxima-se ao de leite de amêndoas e/ou ao de um misto entre Yakult e leite de soja.
Estou tomando agora, em cordoba,Espanha. Me fez lembrar ades original, com um leve toque de amendoa
É que o tubérculo da “tiririca” mato considerado erva daninha, tem gosto de amêndoa. É a partir da junça que é feita a bebida. Mais simples que imaginavam!
Horchata é uma delícia, mas o primeiro gole pode ser decepcionante. O sabor é diferente de tudo que já tinha experimentado. Depois que provei em Valência, sempre trago alguma coisa quando volto da Espanha.
Para quem aprecia a bebida e quer fazer uso aqui no Brasil, é só ir a um terreno vazio, ou se tiver mato em seu quintal e procura por “tiririca”; sim, é a partir de suas raízes(tubérculos) que é elaborada a horchata. São como castanhas e por isso, não vão achar nada igual no mercado. A tiririca é um termômetro do solo, pois ela só aparece, num solo ácido.
Nome Científico: Cyperus rotundus
Nomes Populares: Tiririca, Capim-dandá, Junça, Tiririca-do-brejo, Hamassuguê, Cebolinha, Erva-côco, Junça-aromática, Tiririca-comum, Amanhã-tô-aqui.
Propriedades Terapêuticas da Junça
A planta possui uma variedade de propriedades terapêuticas tais como adstringente, afrodisíaca, anti-helmíntica, anti-histamínica, anti-inflamatória, antipirética, carminativa, diaforética, diurética, estimulantes, vermífuga e estomáquica.