Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sabão

24 de abril de 2019

 

  • O sabão foi inventado pelos fenícios, 600 anos a.C., que usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso.
  • Ele chegou à Roma no século IV, utilizado no príncipio apenas para lavar os cabelos.
  • O sabão sólido apareceu no século XIII. quando os árabes descobriram o processo de saponificação – mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica que depois de fervida endurece.
  • Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, enfim, várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália.
  • O sabão ainda era um produto usado apenas por pessoas ricas. Até que, em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc (1742-1806) conseguiu obter soda caústica do sal de cozinha e, pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que deu um grande avanço na fabricação de sabão.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre a população mundial

10 curiosidades sobre a população mundial

1. Em 2015, a população mundial era estimada em aproximadamente 7,3 bilhões de pessoas. 2. O continente mais populoso é o asiático, com 60% da população do planeta – em 2013, eram 4,3 bilhões de...

O maior do mundo

O maior do mundo

Com 192 andares e 828 metros de altura, o Burj Dubai é o maior prédio do mundo.   Ele é 319 metros mais alto que o segundo colocado, o Taipei 101, de Taiwan, que tem 509 metros de altura.   Em comparação ao edifício...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This