Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

5 curiosidades mitológicas

24 de abril de 2019

1. Monte Olimpo

O Monte Olimpo é a mais alta montanha da Grécia, com quase 3 mil metros de altura – 2 917 metros de altitude máxima. Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. 

Olimpo é a nomenclatura usada para montanhas em todo o mundo. Além do monte Olimpo na Tessália, há mais quatro nas regiões de influência grega: o Olimpo da Mísia e o da Cilícia, o da Arcádia e da Élida. Lá, moravam os deuses olímpicos (Dodekatheon). Estes eram os deuses mais importantes na Grécia Antiga.
 

2. Afrodite 

Afrodite (ou Vênus, para os romanos) é a deusa da beleza, da fertilidade e do amor.  Ela tem uma biografia um tanto obscura. Hesíodo, autor do poema Teogonia, conta que a imortal nasceu dos genitais de Urano, que foram cortados pelo seu filho Cronos em uma disputa pelo trono.  Homero, por sua vez, conta que Afrodite é filha de Zeus e Dione. 

Em 1483, o pintor italiano Sandro Botticelli pintou o quadro “O Nascimento de Vênus”. Na figura, é apresentado o nascimento de Vênus como conta a mitologia romana, emergindo do mar como mulher adulta.
Os filósofos costumavam lhe atribuir duas facetas: uma celestial, que ressalta seu papel como deusa da fertilidade, e outra mundana, mais ligada ao seu caráter volúvel, apegado ao amor sexual e mesquinho. Afrodite é responsável pelo crescimento das flores e pelo orvalho da manhã.
 

3. Caixa de Pandora

 De acordo com a mitologia, a humanidade poderia viver em paz até hoje não fosse uma vingança de Zeus. O todo-poderoso deus do Olimpo perdeu a paciência
quando o titã Prometeu, contrariando sua vontade, ensinou aos humanos como fazer fogo.
Irritado, Zeus mandou que fosse feita uma estátua de uma linda donzela, batizada de Pandora, e deu a ela uma caixa cheia de malefícios para a humanidade.
Ordenou então que descesse até a Terra e abrisse por lá o seu presente. Foi aí que começaram nossos problemas. A caixinha continha, entre outras coisas, dores, doenças, guerras e sofrimentos.
 

4. Pégasus 

Apesar de She-Ra, a irmã do He-Man ter um de estimação, o autêntico cavalo alado não vem dos desenhos animados. Pégasus surgiu da cabeça de Medusa quando esta foi decepada pelo semideus Perseu.
Após seu nascimento, ele voou para o Olimpo, onde passou a ser responsável por trazer o trovão e o relâmpago para Zeus. Mas foi domado por Belerofonte, um jovem herói grego. O rapaz havia conseguido com a deusa Atena um arreio mágico, que possibilitou realizar o feito sem dificuldades. 
A conquista, aliás, foi tão admirada que o rei Pittheus acabou dando a mão de sua filha, Aethra, em casamento para o rapaz.
 

5. Pigmaleão

Os solteiros convictos avisam: hoje em dia, faltam mulheres dignas de uma subida ao altar. Mal sabem eles que o último a pensar assim acabou casando com uma estátua. O sujeito em questão foi Pigmaleão, rei de Creta.
Em busca da forma feminina perfeita, o monarca fez uma escultura magnífica e acabou se apaixonando por ela. Como bom namorado, começou a lhe dar presentes, mas, claro, o ser inanimado permanecia impassível.
O desespero do rapaz diante da situação era tamanho que conseguiu comover Afrodite. A deusa resolveu, então, ajudá-lo. Tratou de dar vida a mulher de pedra, que recebeu o nome de Galatéia, se casou com Pigmaleão e ainda lhe deu um filho, chamado Pafo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This