MITOLOGIA GREGA

1. Monte Olimpo

O Monte Olimpo é a mais alta montanha da Grécia, com quase 3 mil metros de altura – 2 917 metros de altitude máxima. Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu.

Olimpo é a nomenclatura usada para montanhas em todo o mundo. Além do monte Olimpo na Tessália, há mais quatro nas regiões de influência grega: o Olimpo da Mísia e o da Cilícia, o da Arcádia e da Élida. Lá, moravam os deuses olímpicos (Dodekatheon). Estes eram os deuses mais importantes na Grécia Antiga.
2. Afrodite 

Afrodite (ou Vênus, para os romanos) é a deusa da beleza, da fertilidade e do amor.  Ela tem uma biografia um tanto obscura. Hesíodo, autor do poema Teogonia, conta que a imortal nasceu dos genitais de Urano, que foram cortados pelo seu filho Cronos em uma disputa pelo trono.  Homero, por sua vez, conta que Afrodite é filha de Zeus e Dione.

Em 1483, o pintor italiano Sandro Botticelli pintou o quadro “O Nascimento de Vênus”. Na figura, é apresentado o nascimento de Vênus como conta a mitologia romana, emergindo do mar como mulher adulta.
Os filósofos costumavam lhe atribuir duas facetas: uma celestial, que ressalta seu papel como deusa da fertilidade, e outra mundana, mais ligada ao seu caráter volúvel, apegado ao amor sexual e mesquinho. Afrodite é responsável pelo crescimento das flores e pelo orvalho da manhã.
3. Caixa de Pandora

 De acordo com a mitologia, a humanidade poderia viver em paz até hoje não fosse uma vingança de Zeus. O todo-poderoso deus do Olimpo perdeu a paciência
quando o titã Prometeu, contrariando sua vontade, ensinou aos humanos como fazer fogo.
Irritado, Zeus mandou que fosse feita uma estátua de uma linda donzela, batizada de Pandora, e deu a ela uma caixa cheia de malefícios para a humanidade.
Ordenou então que descesse até a Terra e abrisse por lá o seu presente. Foi aí que começaram nossos problemas. A caixinha continha, entre outras coisas, dores, doenças, guerras e sofrimentos.
4. Pégasus 

Apesar de She-Ra, a irmã do He-Man ter um de estimação, o autêntico cavalo alado não vem dos desenhos animados. Pégasus surgiu da cabeça de Medusa quando esta foi decepada pelo semideus Perseu.
Após seu nascimento, ele voou para o Olimpo, onde passou a ser responsável por trazer o trovão e o relâmpago para Zeus. Mas foi domado por Belerofonte, um jovem herói grego. O rapaz havia conseguido com a deusa Atena um arreio mágico, que possibilitou realizar o feito sem dificuldades.
A conquista, aliás, foi tão admirada que o rei Pittheus acabou dando a mão de sua filha, Aethra, em casamento para o rapaz.
5. Pigmaleão

Os solteiros convictos avisam: hoje em dia, faltam mulheres dignas de uma subida ao altar. Mal sabem eles que o último a pensar assim acabou casando com uma estátua. O sujeito em questão foi Pigmaleão, rei de Creta.
Em busca da forma feminina perfeita, o monarca fez uma escultura magnífica e acabou se apaixonando por ela. Como bom namorado, começou a lhe dar presentes, mas, claro, o ser inanimado permanecia impassível.
O desespero do rapaz diante da situação era tamanho que conseguiu comover Afrodite. A deusa resolveu, então, ajudá-lo. Tratou de dar vida a mulher de pedra, que recebeu o nome de Galatéia, se casou com Pigmaleão e ainda lhe deu um filho, chamado Pafo.