Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Fui a 3 000 casamentos hoje!

8 de agosto de 2008

Começou!
Pequim escolheu o dia 8 de agosto de 2008 para a abertura dos Jogos Olímpicos porque o 8 é o número que representa a prosperidade (explica-se:”ba” é o mesmo som para o 8 e para a palavra riqueza). Esse foi também o dia escolhido por 16 mil casais pequineses para celebrar o casamento. Fui até um cartório no bairro de Chaoyang. Só ali eram 3 mil casais inscritos. Tanta gente que o cartório teve que alugar o auditório do hospital do outro lado da rua. Os casais foram divididos em turmas, das 6 da manhã ao meio-dia. Os números das senhas foram colocados num painel cor-de-rosa, que servia também de cenário para as primeiras fotografias dos pombinhos.

Os trajes eram os mais informais possíveis. Tinha noivo de havaiana, chinelão, camiseta, bermuda. Os mais descolados usavam pares de camisetas.


Os noivos seguiam as ordens de uma mulher que usava um megafone. Em fila, entravam no auditório e procuravam uma atendente livre. A taxa era de 9 yuans (R$ 2,25). Assinavam os papéis e recebiam as certidões – uma para cada um, mas com as fotos dos dois em ambas. As certidões lembram passaportes. Os noivos ganhavam ainda balinhas. O processo todo não levava mais que 5 minutos. Era o “fast-casamento”!

Na saída, ainda havia tempo para mais tradições. Os noivos escreviam seus nomes num grande painel.

A cena final era uma foto num cenário especialmente produzido. Os pombinhos faziam cenas realmente divertidas. Faziam corações com as mãos, as noivas subiam nas costas dos noivos… Alguns faziam de conta que estavam se beijando. Faziam de conta mesmo! Os lábios não se encostavam. Chineses não se beijam em público. Nem mesmo aqueles beijinhos de saudação.

Muitos casais só queriam o carimbo com a data de hoje por causa da superstição. As festas estão marcadas para outras datas (aí, com certeza, estarão mais arrumadinhos). Mais uma curiosidade: na tradição chinesa, os recém-casados são recebidos em casa com a cama coberta de grãos de arroz ou feijão. É o jeito de desejar que o bebê venha logo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

5 Comentários

5 Comentários

  1. Ivanete

    Oi Marcelo
    Hoje, a primeira coisa que fiz, quando cheguei ao trabalho foi ver as novidades da China no seu Blog.
    Engraçado, os chineses. Achei que eles poderiam se aprontar melhor para o casamento. Afinal é uma data tão importante, e não é todo dia que se consegue um casamento, não é?

    Responder
  2. Alessandra

    Ola marcelo, gosto muito do blog, visito quase que diariamente, e agora, com estas novidades da china, está melhor ainda, abraços.

    Responder
  3. Antonio Mier

    …vi na TV um que se casou vestindo a camisa e o calção da seleção brasileira…esse é fanático diria o Marcelo, mas nem tanto…ele estava de meias sociais e sapato !!!

    Responder
  4. sergio luiz rodrigue

    marcelo boa tarde!!!
    olha vai gostar de casamento assim na china…
    marcelo e as colidas exoticas que existem por ai, vc ja provou alguma?? ja comeu gafanhoto? e verdade que por ai eles comem cachorro???gostaria de tirar esta duvida, ok.
    sergio luiz rodrigues-sao vicente.

    Responder
  5. carol

    quantos buques você pegou?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This