Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 trotes violentos

24 de abril de 2019

1. O primeiro trote fatal no Brasil aconteceu em 1831, no curso de Direito de Olinda, em Pernambuco. Um estudante morreu esfaqueado depois de se recusar a participar do ritual de passagem promovido por veteranos do curso.

2. Então calouro da Universidade de Mogi das Cruzes, Carlos Alberto de Souza morreu em março de 1980, depois de se recusar a cortar o cabelo durante o trote e sofrer sérias agressões dos outros estudantes.

3. Conhecido como “Mara-Toma”, o trote de Medicina da PUC-Sorocaba terminou mal em 1998. Rodrigo Favoretto Peccini e os colegas peregrinaram por várias repúblicas estudantis, dispostos a beber a maior quantidade possível de álcool. Cansado, Rodrigo deitou-se no sofá de uma república e teve fogo ateado em seu corpo por colegas, que classificaram o ato como uma “brincadeira” e confessaram estar embriagados. O calouro teve 25% do seu corpo queimado e foi parar no hospital.

4. Brasileiro filho de chineses, Edison Tsung Chi Hsueh morreu afogado na piscina do centro acadêmico da Faculdade de Medicina da USP no dia 22 de fevereiro de 1999. Depois do trote, cerca de 200 alunos participaram de uma festa à beira da piscina, na qual o corpo de Edison foi encontrado no dia seguinte. Dias depois da morte do estudante, o na época veterano do 6º ano Frederico Carlos Jaña Neto – conhecido como “Ceará” – apareceu em um vídeo sorrindo e dizendo “Eu matei o japonês. Eu matei o japonês que se afogou”. O caso de homicídio foi arquivado em 2006 por falta de provas.

5. Uma veterana jogou uma mistura de tíner e creolina que causou queimaduras de segundo grau nas calouras Priscilla Muniz, grávida de 3 meses, e Jéssica da Silva Rezende. As duas eram alunas de Análise de Sistemas e de Letras na Fundação Educacional de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo.

6. Exibidas pela rede BBC, imagens de um veterano vestido com uniforme nazista, obrigando calouros a beber, chocaram os ingleses em 2008. As imagens do trote – que ainda mostram estudantes vomitando e com sacos de plástico na cabeça – foram filmadas na Universidade de Gloucestershire, no interior da Inglaterra.

7. Por se recusar a participar do trote, o ex-calouro da Uninove, Márcio Marques da Silva, foi agredido a socos e pontapés pelos veteranos do curso de Comunicação Social, em fevereiro de 2008.

8. Onze calouros da da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) sofreram queimaduras depois que foram pintados por veteranos com uma mistura de ácido, creolina e suco de limão. O caso aconteceu em Diamantina, Minas Gerais, em agosto de 2008.

9. Em fevereiro de 2009, o estudante Bruno César Ferreira foi chicoteado, obrigado a rolar em uma lona com excrementos de animais e corpos de aves em decomposição e, amarrado a um poste, recebeu agressões e foi obrigado a beber pinga. Em coma alcoólico, Bruno foi largado pelos outros estudantes no meio da rua e foi internado no hospital da cidade como indigente. O trote aconteceu na cidade de Leme, no interior de São Paulo, onde Bruno, de 21 anos, era calouro do curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Anhanguera Educacional. Com medo de represálias, Bruno acabou desistindo do curso. “Para lá (Anhanguera) eu não volto. Eles estão educando vândalos, não futuros profissionais”, afirmou ele ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

10. Abaixar as calças enquanto atravessavam um viaduto da cidade de Catanduva, no interior de São Paulo – esse foi o trote aplicados nos calouros do curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino. As cenas foram parar na Internet, para constrangimento dos alunos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

  Os nomes das operações são escolhidos pelos delegados que as comandam. A inspiração pode vir da História, mitologia, línguas estrangeiras, Bíblia, literatura ou qualquer outra fonte. Apesar de despertar a curiosidade, o objetivo desses nomes é manter as...

Tipos de ameaças para o computador

Tipos de ameaças para o computador

  Cavalo-de-Tróia Em inglês, tem o nome de “trojan”. Para que a infecção aconteça, o usuário precisa instalá-la no computador. Por isso, a ameaça chega em e-mails disfarçados. Dialer É um programa instalado sem autorização. O modem do usuário é utilizado para...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This