Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Primeira vez na TV brasileira

24 de abril de 2019
  1. A primeira emissora de televisão fundada no Brasil foi a Tupi, que funcionou de 18 de setembro de 1950 a 14 de julho de 1980.
  2. A primeira novela exibida na televisão brasileira foi “Sua Vida me Pertence”, em 21 de dezembro de 1951.
  3. A primeira telenovela diária da TV brasileira foi “2-5499 Ocupado”, da TV Excelsior. Ela foi apresentada de 22 de julho a setembro de 1963, sempre às sete da noite. Esta também foi a primeira trama em que a atriz Glória Menezes atuou com o marido, o ator Tarcísio Meira.
  4. O primeiro telejornal da TV chamava-se “Imagens do Dia” e passava na TV Tupi. Estreou em 19 de setembro de 1950.
  5. O “Jornal Nacional”, da Globo, foi o primeiro telejornal brasileiro a ser transmitido em rede nacional. Ele foi ao ar pela primeira vez em 1º de setembro de 1969.
  6. O primeiro seriado de aventuras produzido no Brasil se chamava “Capitão 7”. Começou a ser transmitido pela Record em 24 de setembro de 1954, e era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira.
  7. A partida entre o Santos e o Palmeiras, realizada em 18 de setembro de 1955, foi o primeiro jogo de futebol a ser transmitido pela TV.
  8. Também em 1955 estreou o primeiro programa de perguntas e respostas. “O Céu é o Limite” era apresentado por J. Silvestre.
  9. A primeira novela a ser exportada pelo Brasil foi “Escrava Isaura”.
  10. O ator Dionísio Azevedo deixou escapar um “Vá a merda!” durante o teleteatro “A Fabulosa História de Neca Pato” (1960), da Tupi. Ele deveria receber no ar uma carta do personagem de Lima Duarte, com o texto para falar ao vivo. Sem saber disso, o ator Régis Cardoso entregou-lhe um papel em branco. Após longa pausa e percebendo o problema, Régis voltou sorrateiramente à cena e cutucou Dionísio por trás, com o texto do script em mãos. Pensando que estava sendo pressionado a improvisar, ele soltou o palavrão.
  11. A primeira transmissão em cores da TV brasileira ocorreu no dia 31 de março de 1972.
  12. O primeiro baseado da TV nacional foi enrolado no 39º capítulo da novela “Água Viva”, exibida pela Globo, em 19 de março de 1980. O ator Fernando Eiras estrelou a cena.
  13. A rede Globo colocou no ar o primeiro reality show brasileiro em 23 de julho de 2000. “No Limite foi” inspirado no programa norte-americano “Survivor”.
  14. No dia 25 de novembro de 2004, a TV mostrou pela primeira vez um casal de lésbicas na cama, na novela Senhora do Destino. Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) estavam seminuas, como se tivessem acabado de fazer sexo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O dia em que o Capitão 7 disse não a Assis Chateaubriand

O dia em que o Capitão 7 disse não a Assis Chateaubriand

O Capitão 7, como o nome e o número sugeriam, foi criado na TV Record Canal 7, em 1954, mesmo ano em que a TV Tupi Canal 3 lançou o Falcão Negro. O Capitão 7 era interpretado pelo ator Ayres Campos. As suas aventuras tinham uma pegada ligada às histórias de ficção...

O “mendigo da praça”: um personagem, dois atores

O “mendigo da praça”: um personagem, dois atores

Zé Bonitinho, que era o perigote das mulheres, surgiu na TV brasileira no finalzinho dos anos 1950. Foi criado pelo próprio Loredo para a TV Rio e inicialmente escrito pelo Chico Anysio. Pouca gente se lembra (ou sabe) que Jorge Loredo interpretou vários outros...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This