Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Primeira vez na TV brasileira

24 de abril de 2019
  1. A primeira emissora de televisão fundada no Brasil foi a Tupi, que funcionou de 18 de setembro de 1950 a 14 de julho de 1980.
  2. A primeira novela exibida na televisão brasileira foi “Sua Vida me Pertence”, em 21 de dezembro de 1951.
  3. A primeira telenovela diária da TV brasileira foi “2-5499 Ocupado”, da TV Excelsior. Ela foi apresentada de 22 de julho a setembro de 1963, sempre às sete da noite. Esta também foi a primeira trama em que a atriz Glória Menezes atuou com o marido, o ator Tarcísio Meira.
  4. O primeiro telejornal da TV chamava-se “Imagens do Dia” e passava na TV Tupi. Estreou em 19 de setembro de 1950.
  5. O “Jornal Nacional”, da Globo, foi o primeiro telejornal brasileiro a ser transmitido em rede nacional. Ele foi ao ar pela primeira vez em 1º de setembro de 1969.
  6. O primeiro seriado de aventuras produzido no Brasil se chamava “Capitão 7”. Começou a ser transmitido pela Record em 24 de setembro de 1954, e era estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira.
  7. A partida entre o Santos e o Palmeiras, realizada em 18 de setembro de 1955, foi o primeiro jogo de futebol a ser transmitido pela TV.
  8. Também em 1955 estreou o primeiro programa de perguntas e respostas. “O Céu é o Limite” era apresentado por J. Silvestre.
  9. A primeira novela a ser exportada pelo Brasil foi “Escrava Isaura”.
  10. O ator Dionísio Azevedo deixou escapar um “Vá a merda!” durante o teleteatro “A Fabulosa História de Neca Pato” (1960), da Tupi. Ele deveria receber no ar uma carta do personagem de Lima Duarte, com o texto para falar ao vivo. Sem saber disso, o ator Régis Cardoso entregou-lhe um papel em branco. Após longa pausa e percebendo o problema, Régis voltou sorrateiramente à cena e cutucou Dionísio por trás, com o texto do script em mãos. Pensando que estava sendo pressionado a improvisar, ele soltou o palavrão.
  11. A primeira transmissão em cores da TV brasileira ocorreu no dia 31 de março de 1972.
  12. O primeiro baseado da TV nacional foi enrolado no 39º capítulo da novela “Água Viva”, exibida pela Globo, em 19 de março de 1980. O ator Fernando Eiras estrelou a cena.
  13. A rede Globo colocou no ar o primeiro reality show brasileiro em 23 de julho de 2000. “No Limite foi” inspirado no programa norte-americano “Survivor”.
  14. No dia 25 de novembro de 2004, a TV mostrou pela primeira vez um casal de lésbicas na cama, na novela Senhora do Destino. Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) estavam seminuas, como se tivessem acabado de fazer sexo.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do Creme Nivea?

Qual é a origem do Creme Nivea?

Confira a origem do Creme Nivea e o que significa "Nivea"? O nome que batizou o primeiro creme hidratante do mundo, lançado em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 1911. Mas a história começou um pouco antes.   Em 1890, a, o farmacêutico Oscar Troplowitz comprou...

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?