Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as pegadinhas

24 de abril de 2019
  1. Quando estava no serviço militar, o norte-americano Allen Funt costumava gravar os trotes que passava nos soldados para transmitir na Rádio das Forças Armadas.
  2. Esse programa deu origem ao primeiro show de pegadinhas do mundo, o “Candid Microphone“, que estreou na rádio “CBS” em julho de 1947. Sua versão para a televisão foi ao ar sob o nome de “Candid Camera“, um ano depois, pelo canal “ABC”.
  3. O bordão “Smile, You’re on Candid Camera” (“Sorria, você está no Candid Camera”) logo caiu no gosto popular. Guiar um carro sem motor até a oficina e barrar a entrada de motoristas na cidade alegando que ela fechara para o feriado foram alguns dos trotes que tornaram o formato um sucesso.
  4. O Brasil conheceu as pegadinhas em maio de 1965. Roberto Farias dirigia o “Câmera Indiscreta“, que tinha inclusive o mesmo bordão de seu irmão norte-americano.
  5. Outros programas também copiaram a fórmula exaustivamente. O Fantástico incluiu em sua programação em 1978 o quadro “Sorria, Você está no Fantástico!“. Os atores Ivo Holanda e Ruth Ronce ganharam enorme destaque com suas brincadeiras no “Topa Tudo por Dinheiro“, do SBT. Mas o responsável pelo apelido pegadinha foi o apresentador Fausto Silva. Foi com esse nome que ele batizou os trotes exibidos em seu “Domingão do Faustão” a partir de 1989.
  6. Na França, o gênero pegadinha causou enorme polêmica quando, em 1969, um político casado foi flagrado com outra mulher.
  7. O apresentador Gugu Liberato criou o quadro “Táxi do Gugu” durante uma viagem à França. O quadro de Liberato saiu do ar quando se descobriu que os participantes “anônimos” eram atores contratados.
  8. Em 1999, Sérgio Mallandro forjou um tiroteio no auditório de seu programa “Festa do Mallandro”, na “CNT”, e acabou tendo que dar explicações à polícia.
  9. Trinta guardas municipais entraram na justiça contra a “Globo” por danos morais em 2001. Após uma “Pegadinha do Faustão” que mostrava atores vestindo parte de um uniforme da guarda e cinta ligas, eles começaram a ser chamados de “pit-bichas” nas ruas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

A Editora Abril lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas. A edição original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora...

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Em 1969, Jim O'connolly dirigiu o filme “O Vale de Gwangi”. Ambientado no final do século XIX, no novo México, “O Vale de Gwangi" colocou, lado a lado, caubóis e dinossauros! O filme é estrelado por James Franciscus, que vive o papel do vigarista Tuck Kirby. O vilão...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This