- Foi criada pelo desenhista Mauricio de Sousa. Ele inventou o cachorrinho Bidu quando era repórter policial. A primeira história com o nome Bidu saiu no jornal “Folha da Tarde”, em 18 de julho de 1959.
- O nome Turma da Mônica pode se referir a todos os personagens criados por Mauricio. Mas há também as “mini-turmas”, como Turma do Penadinho, Turma do Chico Bento e Turma do Astronauta.
- A revista da Mônica foi lançada em 1970, com tiragem de 200 mil exemplares. Três anos mais tarde, foi a vez da revista do Cebolinha. Em 1982, vieram revistas do Cascão e do Chico Bento. A da Magali foi publicada em 1989.
- Cebolinha foi inspirado num garoto da turma de infância de Mauricio. Ele realmente tinha cabelos espetados trocava os “erres” pelos “eles”.
- Horácio é o personagem favorito de Mauricio e o único que ainda é desenhado por ele próprio.
- Em 1976, Mauricio criou o personagem Pelezinho, inspirado em Pelé. O jogador preferia “Pelezão”, um personagem que fosse semelhante a ele naquele momento, adulto, quando ainda jogava e estava no Cosmos de Nova York. Mas Mauricio insistia que o personagem deveria ser uma criança. Então, o desenhista foi até Nova York e, na sala do Pelé, rabiscou alguns Pelezinhos. Sem sucesso. A saída, então, foi deixar a decisão para os filhos do jogador, Kelly e Edinho. Mauricio tinha certeza de que, se dependesse das crianças, o Pelezinho venceria. Não deu outra.
- Mauricio tentou também emplacar Dieguito, personagem inspirado no argentino Maradona. Entrou em contato com o jogador pela primeira vez em 1985. Invadiu a concentração secreta onde a seleção argentina se preparava para a Copa do Mundo e conversou com Maradona. O personagem até foi criado, mas não passou da fase de projeto. Quando Mauricio começou a preparar o lançamento, Maradona foi para a Espanha. Quando começou a planejar o contato na Espanha, o jogador foi para a Itália. O desenhista acabou desistindo.
- As tirinhas da Turma da Mônica são publicadas em quase 80 jornais do mundo todo. Nos Estados Unidos, a revista virou “Monica’s Gang”. Por lá, Magali se chama Maggy e Chico Bento é Chuck Billy. Na Grécia, a Mônica virou Monika. Na Indonésia, onde se fala javanês, o Cascão foi rebatizado de Dekil.
- As aventuras dos personagens viraram desenho animado em 26 de junho de 2004. Elas são exibidas pelo canal de televisão Cartoon Network.
- No mesmo ano, a turminha ganhou novos integrantes: Dorinha (uma menininha deficiente visual), Paralaminha (um garoto com deficiência física), Xaveco (filho de pais separados) e Bloguinho (garoto aficcionado pela internet).
- Em 2006, Mauricio lançou uma revista inspirada no jogador Ronaldinho Gaúcho. O personagem tinha o mesmo nome do craque.
- Em 2008, a edição número 4 da nova revista “Turma da Mônica Jovem” tinha na capa o beijo entre os personagens Mônica e Cebolinha. A série mostra os personagens mais crescidos e mistura o traço de Mauricio com elementos de mangá.
- Em 1993, foi inaugurado no Shopping Eldorado o Parque da Mônica com vários brinquedos e atrações envolvendo os personagens do gibi. O parque funcionou até 2010, sendo reaberto em 2015 no SP Market. Entre 1998 e 2000 funcionou uma filial em Curitiba e entre 2000 e 2005 uma no Rio de Janeiro.
Qual é a origem do Creme Nivea?
Confira a origem do Creme Nivea e o que significa "Nivea"? O nome que batizou o primeiro creme hidratante do mundo, lançado em Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 1911. Mas a história começou um pouco antes. Em 1890, a, o farmacêutico Oscar Troplowitz comprou...
0 comentários