Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como foi a invenção do rádio

24 de abril de 2019
  1. As ondas de rádio foram descobertas pelo físico alemão Heinrich Hertz, em 1887. Em homenagem a sua descoberta, as ondas de rádio são conhecidas como Hertz (Hz).
  2. Em 1895, depois de assistir a uma apresentação sobre a descoberta de Hertz, o italiano Guglielmo Marconi teve a idéia de transmitir sinais através das ondas de rádio. A partir dessa idéia, Guglielmo desenvolveu um sistema de antena, que servia para direcionar as ondas.
  3. Guglielmo criou o primeiro aparelho a transmitir ondas de rádio. Foi o telégrafo, em 1896.
  4. A primeira transmissão da voz via ondas de rádio é creditada ao norte-americano Reginald Aubrey Fessenden, em 25 de dezembro de 1900. Reginald descobriu a modulação de amplitude (AM), que possibilitava transportar as baixas frequências da voz humana.
  5. Alguns cientistas afirmam que o rádio foi uma invenção do padre brasileiro Landell de Moura, que teria feito a primeira transmissão de voz, sem a utilização de fios, em 6 de junho de 1900. Existem documentos sobre uma ação movida por Landell contra o norte-americano Reginald Aubrey Fessenden e o governo dos Estados Unidos, pedindo o reconhecimento da patente. O americano teria feito sua transmissão apenas seis meses depois. Landell perdeu o processo.
  6. A primeira estação de rádio foi criada por Reginald, em 1906. Na noite de Natal, o cientista transmitiu ao vivo a música “Holly Night”, executada pelo próprio em seu violino, e leu uma passagem da bíblia. A transmissão pôde ser ouvida por um aparelho rudimentar chamado de “alternador de alta freqüência”, o que mais tarde daria origem aos aparelhos de rádio.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

A Editora Abril lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas. A edição original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora...

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Em 1969, Jim O'connolly dirigiu o filme “O Vale de Gwangi”. Ambientado no final do século XIX, no novo México, “O Vale de Gwangi" colocou, lado a lado, caubóis e dinossauros! O filme é estrelado por James Franciscus, que vive o papel do vigarista Tuck Kirby. O vilão...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This