Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

É ou não é, auditório? Como nasceu o mito da careca de Sílvio Santos

18 de janeiro de 2017

Afinal, Sílvio Santos é careca ou não é? O mito teve origem no início da década de 1970. A revista Melodias, que cobria o mundo das celebridades, estava com os dias contados. O diretor Plácido Manaia Nunes, criador do Troféu Imprensa, expôs a situação ao amigo Sílvio Santos e pediu autorização para publicar uma montagem do apresentador careca na capa da revista. Era um jeito de alavancar as vendas. Sílvio, solidário à causa, consentiu.

O público foi à loucura e varreu a revista das bancas. A edição de novembro de 1971 vendeu 500 mil exemplares – um grande sucesso, se comparado à tiragem de menos de 100 mil dos números anteriores. A brincadeira foi suficiente para que a Melodias se reerguesse e evitasse a falência. O fechamento só veio ocorrer em 1977, e a edição do Sílvio careca é hoje uma relíquia.

Apesar de ter sido uma brincadeira declarada, a qualidade técnica da montagem deixou o público com a pulga atrás da orelha. A dúvida só foi esclarecida em 1994. Sílvio Santos caiu dentro de um tanque de água enquanto apresentava o programa “Topa Tudo por Dinheiro”. Os cabelos encharcados e despenteados deram a certeza de que os fios eram reais.

Em 2009, porém, a então artista mirim Maísa reforçou a tese da careca. No quadro “Pergunte à Maísa”, do “Novo Programa Sílvio Santos”, ela puxou o cabelo do patrão e exclamou: “É peruca, é peruca!”.  A velha teoria da conspiração voltou à tona.

E, falando em cabelo, em 2012, aos 82 anos de idade, Sílvio assumiu os fios grisalhos. Pouco tempo depois, porém, voltou a caprichar na tinta nas mãos do cabeleireiro Jassa, seu amigo particular.

No “Olá, Curiosos!”, Gilmar Lopes, criador do site E-Farsas, tratou desse tema no programa especial em homenagem aos 90 anos de Sílvio Santos. Veja o vídeo:

E então, colegas de trabalho, Sílvio Santos é ou não é? É ou não é?

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha