Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre Chico Buarque

24 de abril de 2019

 

Em dezembro de 1961, aos 17 anos, Chico Buarque e um vizinho roubaram um Peugeot. Foram pegos pela polícia, apanharam muito e foram levados algemados. Passaram a noite no Juizado de Menores e só saíram na manhã seguinte, liberados por Miúcha, irmã de Chico. Durante 6 meses, ele ficou em liberdade condicional.

Chico ainda foi preso em outras 3 ocasiões: para comemorar a sua entrada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP, ele subiu na mesa de um restaurante em Itanhaém (SP) e começou a fazer um discurso enquanto atirava ovos nos outros clientes; junto com um grupo de amigos, derrubou um muro em Santos (SP); e provocou uma batida de carro, ainda que sem gravidade, em São Paulo.

Sistematicamente censurado, Chico adotou os pseudônimos Julinho da Adelaide e Leonel Paiva para aprovar algumas de suas composições. Quando a farsa foi descoberta, os censores passaram a exigir que toda letra apresentada viesse acompanhada de cópia da carteira de identidade do compositor.

Em sua música Pedro pedreiro, de 1965, a palavra esperando é repetida 36 vezes.

O nome do time de futebol criado por Chico é Politheama. Ele joga como centroavante. Na década de 1970, ele chegou a fazer um teste no time do Juventus, de São Paulo, mas não foi aprovado. Seu maior ídolo no futebol é o craque Pagão, que jogou no Santos.

Por ocasião do nascimento de Silvia, recebeu de presente do cantor Cyro Monteiro uma camisa para bebê do time de futebol Flamengo. Chico é torcedor do Fluminense. Ele respondeu à provocação escrevendo a canção Ilmo. Sr. Cyro Monteiro ou Receita para virar casaca de neném.

A escola de samba Mangueira o escolheu como tema de seu desfile em 1998. A homenagem valeu a pena: a Verde-Rosa sagrou-se campeã naquele ano.

O músico recebeu em 10 de setembro de 2004 o prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção pela obra Budapeste. Os ganhadores da categoria levam, além de um troféu, 15 mil reais.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This