ROMERO BRITO

No Sorocaba Tattoo Festival, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de janeiro deste ano no interior paulista, uma das tatuagens que chamou atenção foi esta perna imitando uma obra do artista brasileiro Romero Britto.

Nascido em Recife no ano de 1963, Britto vive em Miami, nos Estados Unidos, desde 1988. Suas cores vibrantes já ilustraram garrafas da vodca Absolut, carros Volvo e, mais recentemente, a logomarca do programa governamental Rede Cegonha, que pretende dar assistência a mulheres grávidas pelo SUS.
Britto se tornou tão popular que seu trabalho passou a não aparecer somente em peças publicitárias. É possível ter um legítimo objeto com a assinatura dele em praticamente todos os setores da casa – e sem precisar fazer a tatuagem. A empresa canadense GiftCraft distribui os mais variados produtos licenciados do pintor. Vi vários desses objetos à venda recentemente no aeroporto de Miami. Mas  eles podem ser encontrados  na loja online Picky Picky Me. São objetos decorativos pequenos, como um saleiro (27,95 dólares):

Tem também uma cama de cachorro (249,95 dólares) …

… ou ainda um porta-comprimidos (7, 95 dólares), por que não?

No Brasil, ainda é possível encontrar cadernos, camisetas e chinelos com a assinatura de Romero Britto. No segundo semestre do ano passado, a marca Dupé lançou sandálias com três estampas exclusivas do artista. Das vendas, 7% do arrecadado era doado à AACD.

A editora americana Simon & Schuster tem uma coleção com três livros infantis do artista. Eles são My alphabet playbook, Color Play! e Where is friendship bear?. Neste último, Britto usa como protagonistas os seus famosos ursinhos.