Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A família de Mussum recebe direitos de imagem?

14 de junho de 2011

Muitos jovens nem sabem direito quem foi o cantor e humorista Mussum, mas exibem camisetas com sua imagem. O nome verdadeiro dele era Antônio Carlos Bernardes Gomes. O apelido foi dado pelo colega Grande Otelo, que dizia que o comediante era escorregadio como o peixe muçum. Único negro dos quatro Trapalhões, ele tinha o costume de terminar as palavras com “is”, como em “cacildes!”. Também foi cantor do grupo Originais do Samba. Depois de sua morte, em 1994, o ator tornou-se um ícone da cultura pop brasileira. Existe um perfil do Twitter, o @MussumAlive, em sua homenagem e mais uma centena de variações de camisetas. A minha curiosidade era saber se a família de Mussum está recebendo royalties pelo uso de imagem.

 

Antônio Carlos de Santana Bernardes Gomes Júnior, filho do comediante com Maira Santana, vive no Rio de Janeiro e é conhecido na televisão como “Mussunzinho”. Ele não recebe nada de quem faz artigos com o rosto de Mussum, mas não se importa com isso. “Quem faz isso gosta do meu pai de verdade e está ajudando a manter a memória dele viva”, afirma. O próprio ator-mirim tem uma camiseta “Mussum Forévis” e um ímã de geladeira “Obamis”.
A mãe discorda e pensa que Mussunzinho deveria receber alguma compensação pelo uso da imagem do pai. “Ele ainda é muito novo para entender, mas eu acho que, se as pessoas estão ganhando dinheiro com os direitos do Mussum, deveriam pagar a seus familiares”, diz.

Outro filho de Mussum, Augusto César Bernardes Gomes, considera a fabricação desses produtos uma violação dos direitos de imagem do ator, mas diz que é difícil perseguir os pequenos fabricantes: “Já pesquisamos e é quase impossível controlar. Qualquer estamparia faz, as camisetas são encontradas em camelôs”. Frente à situação, Augusto prefere encarar os artigos como homenagens e coleciona as camisetas do pai. “Tenho três ou quatro modelos, só não comprei ainda a ‘Obamis’”, afirma.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

8 Comentários

8 Comentários

  1. cristina maria

    gostaria de entrar em contato com augusto cesar bernardes gomes. estudei com ele no rj, na escola municipal marechal estevão leitão de carvalho, éramos alunos da profª marilda karam. obrigada.

    Responder
  2. joão luiz

    O este humorista fez parte de toda a minha infancia tenho muita saudades
    daquele tempo que ficou na lembrança foi um Grande Homem.

    Responder
  3. mussum eu nunca vou esquece de vc te amo

    quando a gente e criança nao sabemos que um dia vamos sentir tanta falta de que amamos eu sempre gostei dos trapalhoes e me divertia muito com mussum hoje sou adulto e vejo como ele era um bom comediante para a familha dele com muito amor eu deixo um texto biblico aquele que tiver fe mesmo depois de morto verais a gloria de deus mussum foreves

    Responder
  4. regiane

    ele era uma pessoa muito legal por isso deus quis ele do lado dele

    Responder
  5. Fábio

    Até o fake do twitter largou o emprego porque deve estar ganhando uma boa grana as custas da imagem do Mussum.

    Responder
  6. Oliveira

    Encontre seu site pesquisando sobre esse assunto; sou admirador de nosso saudoso Mussum e fiquei curioso em saber se a família recebe pelo uso da imagem de nosso querido artista.
    Realmente é uma pena que as pessoas ganhem usando a imagem de Mussum e não tenham um mínimo de respeito em repassar para a família dele o que, acredito, seja de direito.

    Responder
  7. Oliveira

    Encontrei seu site pesquisando sobre esse assunto; sou admirador de nosso saudoso Mussum e fiquei curioso em saber se a família recebe pelo uso da imagem de nosso querido artista.
    Realmente é uma pena que as pessoas ganhem usando a imagem de Mussum e não tenham um mínimo de consideração em repassar para a família dele o que, acredito, seja de direito.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This