Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O museu dos corações partidos

15 de junho de 2011

Zagreb, capital da Croácia, está cheia de museus. Tem a Galeria Strossmayer, o Museu Arqueológico, o Museu Mimara, e o Museu Etnográfico. Só que a atração turística mais curiosa da cidade é o Museum of Broken Relationships (“Museu de Relacionamentos Terminados”).
Criado pelos artistas Olinka Vištica e Dražen Grubišić, o museu reúne uma coleção de lembranças de  términos de namoro ou casamento. São fotos, bichos de pelúcia, alianças, cartas e os mais variados presentes. Reuni-los ali seria uma forma de superar o momento de dor por meio de uma criação artística.

O acervo é itinerante e já foi exposto em países como Estados Unidos, Eslovênia, África do Sul e Argentina. Ao lado dos objetos, aparece um breve resumo de sua história. Há uma prótese de perna de um soldado da Guerra dos Bálcãs que se apaixonou por uma enfermeira. O machado que um homem usou para destruir móveis da ex-namorada (que se apaixonou por outra garota) também está lá – junto com a mobília.

Existe ainda um acervo virtual que recebe contribuições de qualquer pessoa pela internet. É só fazer o cadastro e publicar fotos, e-mails e mensagens de celular com declarações de amor que trazem tristes lembranças. Se as memórias ainda forem muito dolorosas, dá para deixá-las “trancadas” no site por três ou seis meses até que a pessoa se recupere.
(sugestão de Maiara Bastianello)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This