Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Ziraldo

24 de abril de 2019
  1. O primeiro desenho de Ziraldo foi publicado quando ele tinha 7 anos na Folha de Manhã, jornal de Belo Horizonte. A partir de 1949, aos 17 anos, ele começou a colaborar em revistas como Sesinho, Vida Infantil e Vida Juvenil.
  2. Apesar de formado em Direito, começou a trabalhar como diretor de arte em agências de publicidade. Além de desenhista, Ziraldo também já foi cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
  3. A Turma do Pererê foi a primeira revista de história em quadrinhos feita por um só autor a ser publicada no Brasil. A figura do Pererê é inspirada no saci. Seus amigos são a onça Galileu, o tatu Pedro Vieira, o jabuti Moacir Floriano, o macaco Alan Viviano, a coruja General Nogueira e o coelho Geraldinho Alves. Há ainda o caçador Compadre Tonico, o fazendeiro Neném e a Boneca de Piche, namorada de Pererê, além dos índios Tininim e Tuiuiu.
  4. Na década de 1960, ele fez parte do grupo que fundou o jornal O Pasquim, um dos títulos mais representativos da imprensa alternativa. O veículo fechou suas portas em 1989.
  5. Seu primeiro livro infantil, Flicts, foi publicado em 1969. Ele conta a história de uma cor à procura de seu lugar no mundo. A embaixada dos Estados Unidos ofereceu a obra de presente aos primeiros astronautas a pisar na Lua quando eles estiveram no Brasil.
  6. No Natal de 1994, os personagens do Menino Maluquinho, do Bichinho da Maçã e da Turma do Pererê viraram selos comemorativos dos Correios.
  7. Em 2001, as histórias da Turma do Pererê foram adaptadas para a televisão, em um seriado homônimo transmitido pela emissora TVE. A série foi filmada em película de 16 mm e teve orçamento de 1,5 milhão de reais.
  8. Ziraldo, ao lado de Leila Diniz e da turma do Pasquim, é um dos fundadores da banda de Ipanema, um dos blocos carnavalescos mais tradicionais do Rio de Janeiro, ativo desde 1964.
  9. No carnaval de 2003, o desenhista foi tema do enredo da paulistana Nenê de Vila Matilde. O desfile “É melhor ler! O mundo colorido de um maluco genial” ficou em 4º lugar no Grupo Especial. Em 2012, quem homenageou Ziraldo foi a escola de samba carioca Tradição. Com o enredo “Ziraldo: páginas da vida de um maluco genial”, a escola terminou em 5º lugar no Grupo de Acesso B, à época a terceira divisão.
  10. Antes de Jô Soares fazer isso, Ziraldo apresentou um programa de entrevistas no fim de noite na televisão brasileira. Chamava-se Etc. e era transmitido pela rede Bandeirantes. O programa, que estreou em 1982, teve duração de apenas um ano. Ziraldo ficou marcado, no entanto, por ter sido o primeiro a entrevistar Dom Hélder Câmara, bispo perseguido pelo governo por defender os direitos humanos durante o regime militar.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

2 Comentários

2 Comentários

  1. esata

    bem legal

    Responder
  2. hsgd

    bem legal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra