Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Ziraldo

24 de abril de 2019
  1. O primeiro desenho de Ziraldo foi publicado quando ele tinha 7 anos na Folha de Manhã, jornal de Belo Horizonte. A partir de 1949, aos 17 anos, ele começou a colaborar em revistas como Sesinho, Vida Infantil e Vida Juvenil.
  2. Apesar de formado em Direito, começou a trabalhar como diretor de arte em agências de publicidade. Além de desenhista, Ziraldo também já foi cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
  3. A Turma do Pererê foi a primeira revista de história em quadrinhos feita por um só autor a ser publicada no Brasil. A figura do Pererê é inspirada no saci. Seus amigos são a onça Galileu, o tatu Pedro Vieira, o jabuti Moacir Floriano, o macaco Alan Viviano, a coruja General Nogueira e o coelho Geraldinho Alves. Há ainda o caçador Compadre Tonico, o fazendeiro Neném e a Boneca de Piche, namorada de Pererê, além dos índios Tininim e Tuiuiu.
  4. Na década de 1960, ele fez parte do grupo que fundou o jornal O Pasquim, um dos títulos mais representativos da imprensa alternativa. O veículo fechou suas portas em 1989.
  5. Seu primeiro livro infantil, Flicts, foi publicado em 1969. Ele conta a história de uma cor à procura de seu lugar no mundo. A embaixada dos Estados Unidos ofereceu a obra de presente aos primeiros astronautas a pisar na Lua quando eles estiveram no Brasil.
  6. No Natal de 1994, os personagens do Menino Maluquinho, do Bichinho da Maçã e da Turma do Pererê viraram selos comemorativos dos Correios.
  7. Em 2001, as histórias da Turma do Pererê foram adaptadas para a televisão, em um seriado homônimo transmitido pela emissora TVE. A série foi filmada em película de 16 mm e teve orçamento de 1,5 milhão de reais.
  8. Ziraldo, ao lado de Leila Diniz e da turma do Pasquim, é um dos fundadores da banda de Ipanema, um dos blocos carnavalescos mais tradicionais do Rio de Janeiro, ativo desde 1964.
  9. No carnaval de 2003, o desenhista foi tema do enredo da paulistana Nenê de Vila Matilde. O desfile “É melhor ler! O mundo colorido de um maluco genial” ficou em 4º lugar no Grupo Especial. Em 2012, quem homenageou Ziraldo foi a escola de samba carioca Tradição. Com o enredo “Ziraldo: páginas da vida de um maluco genial”, a escola terminou em 5º lugar no Grupo de Acesso B, à época a terceira divisão.
  10. Antes de Jô Soares fazer isso, Ziraldo apresentou um programa de entrevistas no fim de noite na televisão brasileira. Chamava-se Etc. e era transmitido pela rede Bandeirantes. O programa, que estreou em 1982, teve duração de apenas um ano. Ziraldo ficou marcado, no entanto, por ter sido o primeiro a entrevistar Dom Hélder Câmara, bispo perseguido pelo governo por defender os direitos humanos durante o regime militar.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

Van Gogh: erro ou obra-prima?

Van Gogh: erro ou obra-prima?

É difícil acreditar que o quadro “The Potato Eaters”, de 1885, seja de autoria do holandês Vicent van Gogh. O quadro tem cores opacas e formas estranhas. Nada da perfeição anatômica ou técnica. Mais incrível ainda é que o autor disse à irmã que aquele era um de seus...

2 Comentários

2 Comentários

  1. esata

    bem legal

    Responder
  2. hsgd

    bem legal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This