Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre Snoopy

24 de abril de 2019
  1. A primeira tirinha do Snoopy foi publicada no dia 2 de outubro de 1950.
  2. Para desenhar Snoopy, cão da raça Beagle, Charles M. Schulz se inspirou em um cachorro branco e preto chamado Spike, que ele ganhou quando tinha 12 anos, em 1934. O terrier era muito inteligente – conseguiu aprender 50 comandos! Mais tarde, acabou emprestando o nome ao irmão de Snoopy. O protagonista das tirinhas tinha ao menos outros quatro irmãos, que foram apresentados aos leitores ao longo do tempo: Belle, Marbles, Olaf e Andy.
  3. Na infância, Schulz era muito ligado aos esportes. Uma derrota de 40 a 0 sofrida pelo time de beisebol em que ele jogava pode ter sido a inspiração para as experiências esportivas desastrosas da turma de Charlie Brown.
  4. Nos Estados Unidos, o quadrinho é conhecido como Peanuts (“amendoim”), apelido do personagem Charlie Brown. Aqui no Brasil, o apelido dele é “minduim”.
  5. O cartunista não gostava do nome Peanuts. Originalmente, as tirinhas se chamariam Lil’ Folks (“pessoas pequeninas”). O nome foi rejeitado por se parecer demais com outra publicação já existente.
  6. Charles Schulz desenhou 18.250 tirinhas ao longo de 50 anos. As histórias de Charlie Brown e seu cachorro já foram publicadas em 2 400 jornais de mais de 60 países.
  7. A última tirinha de Peanuts foi publicada no dia 3 de janeiro de 2000, 4 dias antes da morte do cartunista. Continha uma mensagem de despedida de Schulz: “Eu tive a sorte de desenhar Charlie Brown e seus amigos por quase 50 anos. (…) Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy, como eu poderia um dia esquecer vocês?”.
  8. A personagem Lucy foi inspirada em sua primeira mulher, Joyce Halverson. O casal se divorciou em 1972. Charlie Brown, Linus e Frieda foram baseados em três colegas de Schulz na escola de artes que frequentou depois de ter servido ao exército.
  9. Schulz sempre teve o costume de desenhar passarinhos para ilustrar o cenário de suas tirinhas. Um deles, por acaso, começou a aparecer com certa frequência. Foi batizado de Woodstock – uma referência ao famoso festival de rock – em 22 de junho de 1970, quando tornou-se um personagem fixo da turma.
  10. O amor não correspondido é um dos temas centrais das tirinhas de Charlie Brown. Sally idolatra Linus; Lucy ama Shroeder; Patty Pimentinha e Marcie adoram Charlie Brown, que tem uma queda pela menina-do-cabelo-vermelho. Nenhum desses sentimentos é correspondido.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O dia em que o Capitão 7 disse não a Assis Chateaubriand

O dia em que o Capitão 7 disse não a Assis Chateaubriand

O Capitão 7, como o nome e o número sugeriam, foi criado na TV Record Canal 7, em 1954, mesmo ano em que a TV Tupi Canal 3 lançou o Falcão Negro. O Capitão 7 era interpretado pelo ator Ayres Campos. As suas aventuras tinham uma pegada ligada às histórias de ficção...

O “mendigo da praça”: um personagem, dois atores

O “mendigo da praça”: um personagem, dois atores

Zé Bonitinho, que era o perigote das mulheres, surgiu na TV brasileira no finalzinho dos anos 1950. Foi criado pelo próprio Loredo para a TV Rio e inicialmente escrito pelo Chico Anysio. Pouca gente se lembra (ou sabe) que Jorge Loredo interpretou vários outros...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This