1. O “Golden Raspberry Award” (ou “Framboesa de Ouro”) foi criado em 1980 pelo crítico de cinema John Wilson. Ele tinha a intenção de fazer uma paródia do Oscar e “desonrar” as piores (e de preferência mais caras) produções cinematográficas que aparecessem nas telas do cinema. FRAMBOESA DE OURO
  2. A cerimônia de entrega do troféu “Framboesa” era feita sempre um dia antes do Oscar. Em 2012, a data da premiação mudou para 1° de abril (dia da mentira).
  3. Membros da indústria cinematográfica formam a base dos eleitores, mas qualquer outro interessado pode se inscrever na fundação e votar mediante o pagamento de uma taxa de matrícula e renovação.
  4. O primeiro longa escolhido como Pior Filme foi “Can’t Stop The Music” (1980).
  5. O ex-presidente e ator americano Ronald Reagan ganhou em 1981 o prêmio pelo conjunto da obra.
  6. O grande recordista do Framboesa é o ator Sylvester Stallone, com 30 indicações e 10 vitórias. Em uma das vezes em que foi escolhido, o astro ficou tão ofendido que chegou a deixar um recado mal-criado na secretária eletrônica de Wilson.
  7. A cantora Madonna também é uma recordista na premiação – ela já foi indicada 15 vezes, e levou 9 framboesas de ouro para casa.
  8. Em 2007, a categoria de pior dupla teve uma indicação inusitada. Os seios de Sharon Stone concorreram pela “atuação desconjuntada” por “Instinto Selvagem 2”.
  9. Paris Hilton foi a grande vencedora de 2009: levou o prêmio em todas as categorias a que foi indicada. No filme “A Gostosa e a Gosmenta” levou “Pior Atriz” e “Pior Casal”, com Joel David Moore. Por “Repo! The generic Opera”, foi eleita “Pior Atriz Coadjuvante”.
  10. Em 2012, a comédia “Cada um tem a gêmea que merece”, com Adam Sandler e Al Pacino, bateu os recordes do Framboesa do Ouro, levando todas as 10 categorias existentes no prêmio.