Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Maus-tratos aos animais

24 de abril de 2019

A regulamentação dos rodeios no Brasil foi sancionada em 2002 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de bem vista, a lei tem pontos polêmicos sobre o malefício causado por certos instrumentos usados pelos peões. Em 2005, a discussão a este respeito se acirrou com a novela América, escrita por Glória Perez e veiculada pela Globo. A trama fala sobre a vida dos participantes de rodeio. Glória foi acusada por grupos de proteção aos animais de estar incentivando este tipo de evento e, por conseqüência, os maus-tratos dados aos bichos usados nas provas.

Veja a seguir o que alguns instrumentos de rodeio podem causar aos animais, segundo estudo realizado por pesquisadores de veterinária e zoologia da USP, Unesp e Universidade Estadual de Londrina:

Sedém ou sedenho
A tira de couro ou crina que é amarrada, ao redor do corpo do animal, na região da virilha causa dor, incômodo e problemas de saúde futuros.

Laço
No caso da disputa para laçar a cabeça e as pernas traseiros do boi, o movimento e a força com que a corda é puxada ocasionam ferimentos e distensões em ligamentos e tendões. A perseguição e aprisionamento de bezerros, por sua vez, incorrem em rupturas na medula espinhal e órgãos internos, além de rompimento da traquéia. Alguns animais chegam a ficar paralíticos ou morrer.

Choques elétricos e mecânicos
São dados para atiçar os animais ou tirá-los de dentro da arena. Causam stress e danos à saúde.

Esporas
Mesmo as não pontiagudas causam ferimentos e lesões.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sequestro do ônibus 174

Sequestro do ônibus 174

  Sandro Barbosa do Nascimento, 21 anos, sequestrou um ônibus da linha 174 (Central – Gávea) no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho 2000, uma segunda-feira. O caso ficou conhecido como " Sequestro do ônibus 174". O sequestro durou cerca de cinco horas. Sandro...

Trágédias em escolas

Trágédias em escolas

  1996 Um homem armado invadiu um jardim-de-infância na Escócia e matou 16 crianças e uma professora antes de cometer suicídio. Thomas Watt Hamilton, de 43 anos, era considerado um pedófilo e pervertido sexual pelos membros de Dunblane, uma cidade que na época...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This