Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

De onde vem a expressão “crime do colarinho branco”?

24 de abril de 2019

O responsável foi o advogado criminalista norte-americano Edwin Sutherland. Na década de 1940, ele passou a usar o termo “white collar crime” para se referir aos delitos cometidos não pelas classes marginalizadas, mas sim pelos ricos e poderosos que andavam com ternos e gravatas – por isso o “colarinho branco”. Em geral esses crimes eram o de lavagem de dinheiro.

A expressão “white collar crime” logo foi aceita pelo meio jurídico e não demorou para entrar no dicionário do FBI. Assim, se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, onde foi traduzida de forma literal: crime do colarinho branco.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Sequestro do ônibus 174

Sequestro do ônibus 174

  Sandro Barbosa do Nascimento, 21 anos, sequestrou um ônibus da linha 174 (Central – Gávea) no Rio de Janeiro, no dia 12 de junho 2000, uma segunda-feira. O caso ficou conhecido como " Sequestro do ônibus 174". O sequestro durou cerca de cinco horas. Sandro...

Galdino de Jesus

Galdino de Jesus

  O índio pataxó Galdino Jesus dos Santos resolveu dormir numa parada de ônibus da avenida W/3 Sul, em Brasília. Ele foi da Bahia para a capital participar das festividades do Dia do Índio e defender a demarcação da reserva pataxó. Voltou tarde para a pensão em...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This