O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do cinématographe, aparelho capaz de filmar e projetar filmes. A invenção dos Lumière permitiu que os filmes fossem vistos por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, a uma velocidade de 15 quadros por segundo.  “L’Arrivée d’un train en gare de La Ciotat”  (A chegada de um trem na estação La Ciotat) foi o primeiro filme rodado por Louis Lumière em 1895. Ele tem apenas 50 segundos.

O pai dos dois, um fotógrafo chamado Antoine, construiu na cidade uma residência de verão com 36 cômodos. Foi num dos salões do castelo que aconteceu a primeira exibição, para um grupo de 50 amigos, em 21 de setembro. Um deles era Raoul Gallaud, dono do Eden Theatre, que se entusiasmou com a novidade. Mais tarde, em 28 de dezembro do mesmo ano, Louis e Auguste levaram a novidade para o Grand Café, em Paris. Foi a primeira vez em que houve cobrança de ingresso. Venderam 33 tíquetes.
Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa

 

Por causa do Eden Theatre, La Ciotat, a 800 quilômetros de Paris, é considerada a capital do cinema francês. Inaugurado em 16 de junho de 1889, o local era inicialmente usado para shows de variedades, como peças de teatro e concertos, e também para apresentação de lutas, como boxe e luta greco-romana. Fechou as portas em 1982 depois que ladrões mataram o dono durante um assalto. Passou a funcionar durante uma semana, uma vez por ano, para acolher pequenos festivais de cinema. Foi comprado pelo município em 1992, mas fechou as portas em 1995.

Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa

Classificada como Monumento Histórico em 1996, a sala de cinema passou por uma restauração entre março de 2007 e outubro de 2013.