Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ignaz Semmelweis, o médico que nos ensinou a lavar as mãos

30 de setembro de 2020

O médico húngaro Ignaz Semmelweis (1818-1865) ganhou notoriedade durante a pandemia do coronavírus, em março deste ano, ao ser homenageado com um “Doodle” (ilustração da página inicial do buscador Google). Semmelweis é reconhecido o pioneiro dos procedimentos anti-sépticos – ele descobriu que a lavagem das mãos reduzia a transmissão de doenças. O método de lavar as mãos por 20 segundos, tão propagada em peças publicitárias e reportagens, é um método sugerido por ele.

Semmelweis era residente-chefe na clínica da maternidade do Hospital Geral de Viena em março de 1847. Percebeu que muitas mães estavam morrendo de infecção pós-parto. Sua investigação concluiu que médicos, enfermeiras e parteiras transmitiam as infecções de cirurgias anteriores e até mesmo autópsias. Os médicos, por sua vez, se sentiram insultados com alguém mandando que eles lavassem as mãos e simplesmente ignoraram – e até ridicularizaram – os apelos de higienização.

Indignado com a classe médica, Semmelweis passou a escrever cartas abertas ao principais obstetras da Europa. Alguns foram chamados por ele de “assassinos irresponsáveis”. Seus amigos e a própria mulher acreditavam que ele estava enlouquecendo. Em 1865, o médico foi internado num hospício. Duas semanas depois de sua internação, ele foi espancado pelos guardas do local e morreu de choque séptico. Postumamente Semmelweis começou a ser reconhecido como “Salvador das Mães”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A verdadeira história da bala 7 Belo

A verdadeira história da bala 7 Belo

Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This