Curiosidades sobre o Halley, o mais famoso dos cometas

1. O mais conhecido de todos é o cometa Halley, que apareceu pela primeira vez em 1531. Seu nome é uma homenagem ao astrônomo inglês Edmond Halley, que estudou e identificou o cometa em 1682.
  2. O Halley é 10 bilhões de vezes menor que a Terra.
  3. Em 1910, o cometa passou a 22,55 milhões de quilômetros daqui. Naquela época temia-se que os gases da cauda de 100 milhões de quilômetros pudessem envenenar a Terra.
  4. Ele se aproxima da Terra de 76 em 76 anos, seu período de rotação em torno do Sol, a 200.000 km/h (velocidade 6 vezes maior que a das naves espaciais tripuladas, como a Columbia).
  5. No dia 9 de fevereiro de 1986, a passagem do cometa foi aguardada, com a venda de camisetas comemorativas, lunetas e até fretamento de aviões. Mesmo estando 63 milhões de quilômetros distante de nosso planeta, poucos conseguiram vê-lo. Foi uma decepção geral.
  6. A próxima passagem do cometa será em 2062.
  7. Em 1985, o grupo Chocolate, formado pela família do cantor Cláudio Fontana, gravou a música “A Canção do Cometa Halley”.

8. No mesmo ano, a Rede Globo exibiu o especial “A Era Halley”,  com a Família Halley. A ideia foi do mineiro Marcelo Diniz em 1980. A família era formada por Big Halley, Halley, Halleyxpert, Halleyfante, Halleygante, Halleyluiah, Halleyxandra, Halleyzinha, Halleyzótica e Halleygria.
  9. A Família Halley teve 53 contratos de licenciamento assinados para cerca de 2 mil produtos. Teve tirinhas publicadas diariamente no jornal “O Globo” e também um gibi bimestral, “A Era dos Halley”, lançado pela Editora Abril. Ele circulou entre outubro de 1985 e junho de 1986.