Michael James “Jim” Delligatti criou a fórmula do Big Mac em 1965, mas só começou a servi-lo em seu McDonald’s em abril de 1967. O primeiro nome do sanduíche foi “The Aristocrat” (O Aristocrata). Depois “Blue Ribbon Burger”. O nome definitivo foi sugerido por uma secretária de 21 anos da área de propaganda da empresa, Esther Glickstein Rose. Ela demorou dezessete anos para ser reconhecida como criadora do nome. Cada sanduíche com dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim custava 45 centavos. Inicialmente, o McDonald’s torceu o nariz para a novidade. Queriam continuar vendendo apenas hambúrgueres, cheeseburgueres, batatas fritas e milkshakes, mais nenhuma invencionice. Delligatti os convenceu que os clientes queriam algo maior no cardápio.
Um Big Mac vendido a cada 17 segundos
No ano seguinte, o sanduíche criado por Delligatti já estava no cardápio de todos os McDonald’s americanos e, em 1969, respondia por 19% das vendas totais da pequena rede. Delligatti disse que nunca recebeu royalties pela criação do lanche, apenas uma placa de reconhecimento. Até a sua morte, em 28 de novembro de 2016, aos 98 anos, ele não passou uma única semana sem comer ao menos um desses sanduíches de 540 calorias. Atualmente (2021), 2,4 milhões de Big Macs são vendidos todos os dias em 36 mil lanchonetes de uma centena de países.
A história de Delligatti com o McDonald’s começou em 1955. Ele era dono de um restaurante drive-thru em Newport Beach, na Califórnia. Delligatti conheceu Ray Kroc, do McDonald’s, numa feira de produtos para restaurantes. Dois anos depois, Delligatti se tornaria um dos primeiros franqueados do McDonald’s nos Estados Unidos. Escolheu sua cidade natal, Uniontown, na Pensilvânia, como base de suas operações. Foi por isso que o Big Mac nasceu ali.
Delligatti também inventou o Egg McMuffin
Entrevistado pelo jornal “Los Angeles Times” em 1993, Delligatti explicou que não foi o inventor do hambúrguer de dois andares. Esse conceito já existia. O que ele fez foi montar os ingredientes. “Não foi como descobrir a lâmpada. A lâmpada já estava lá. Tudo o que fiz foi aparafusar na tomada”, declarou. Ele foi também o inventor do Egg McMuffin, em 1970, quando convenceu Kroc a funcionar também para o café da manhã.
Dos 48 McDonald’s que Delligatti teve, a família continua com 18. O mais emblemático deles é o de North Huntingdon, que ganhou em 2007 o nome de “Big Mac Museum Restaurant”. Uma área da casa foi transformada num pequeno museu com essa história. Está ali uma estátua com o “maior Big Mac do mundo”, que tem 4 metros de altura. Há também um busto em homenagem a seu criador.
Leia também:
10 curiosidades sobre o McDonald’s
10 curiosidades sobre o Big Mac
Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho… a história do jingle do Big Mac