Jim Delligatti e o Big Mac: o criador do campeão do McDonald’s

5 de fevereiro de 2021

Michael James “Jim” Delligatti criou a fórmula do Big Mac em 1965, mas só começou a servi-lo em seu McDonald’s em abril de 1967. O primeiro nome foi “Big Mac Super Sandwich”, depois encurtado. Cada sanduíche com dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim custava 45 centavos.  Inicialmente, o McDonald’s torceu o nariz para a novidade. Queriam continuar vendendo apenas hambúrgueres, cheesebúrgueres, batatas fritas e milkshakes, mais nenhuma invencionice. Delligatti os convenceu que os clientes queriam algo maior no cardápio.

Um Big Mac vendido a cada 17 segundos

No ano seguinte, o sanduíche criado por Delligatti já estava no cardápio de todos os McDonald’s americanos e, em 1969, respondia por 19% das vendas totais da pequena rede. Delligatti disse que nunca recebeu royalties pela criação do lanche, apenas uma placa de reconhecimento. Até a sua morte, em 28 de novembro de 2016, aos 98 anos, ele não passou uma única semana sem comer ao menos um desses sanduíches de 540 calorias. Hoje um Big Mac é vendido a cada 17 segundos.
big mac

A história de Delligatti com o McDonald’s começou em 1955. Ele era dono de um restaurante drive-thru em Newport Beach, na Califórnia. Delligatti conheceu Ray Kroc, do McDonald’s, numa feira de produtos para restaurantes. Dois anos depois, Delligatti se tornaria um dos primeiros franqueados do McDonald’s nos Estados Unidos. Escolheu sua cidade natal, Uniontown, na Pensilvânia, como base de suas operações. Foi por isso que o Big Mac nasceu ali.

Delligatti também inventou o Egg McMuffin

Entrevistado pelo jornal “Los Angeles Times” em 1993, Delligatti explicou que não foi o inventor do hambúrguer de dois andares. Esse conceito já existia. O que ele fez foi montar os ingredientes. “Não foi como descobrir a lâmpada. A lâmpada já estava lá. Tudo o que fiz foi aparafusar na tomada”, declarou. Delligatti disse que escolheu o nome Big Mac por achar a “sonoridade do nome engraçada”. Ele foi também o inventor do Egg McMuffin, em 1970, quando convenceu Kroc a funcionar também para o café da manhã.

O criador do Big Mac
Dos 48 McDonald’s que Delligatti teve, a família continua com 18. O mais emblemático deles é o de North Huntingdon, que ganhou em 2007 o nome de “Big Mac Museum Restaurant”. Uma área da casa foi transformada num pequeno museu com essa história. Está ali uma estátua com o “maior Big Mac do mundo”, que tem 4 metros de altura. Há também um busto em homenagem a seu criador.

Quer ler mais sobre o assunto? Visite nossa categoria comida e divirta-se muito mais

Leia também:

10 curiosidades sobre o McDonald’s
10 curiosidades sobre o Big Mac

McDonald’s mais descolado do mundo fica na Nova Zelândia

Artigos Relacionados

Do que é feita a salsicha?

Do que é feita a salsicha?

Muita gente diz por aí que o recheio do hot-dog é feito de papelão, mas na verdade as salsichas são produzidas com uma mistura de carnes suína, bovina e de aves. Em algumas marcas, a pele e a papada de porcos (a região gordurosa que fica na parte anterior do pescoço)...

A história dos pratos e comidinhas clássicos

A história dos pratos e comidinhas clássicos

Bauru Quando Casimiro Pinto Neto mudou de Bauru (SP) para São Paulo (SP), na década de 1930, ganhou o nome de sua terra natal como apelido. Certo dia, Bauru chegou ao restaurante Ponto Chic, lugar que costumava frequentar com seus amigos, e disse ao cozinheiro que...

0 Comentários

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jim Delligatti - O fundador do lanche Big Mac do McDonald's - Portal da Curiosidade - […] Source link […]
  2. Jim Delligatti - O criador do lanche Big Mac do McDonald's | Brainers - […] O McDonald's é uma das maiores franquias de fast food mundial, oferecendo diversas opções de lanches para a popução.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This