Em 1950, a atriz Luz del Fuego  criou o Partido Naturista Brasileiro, com o apoio de 50 mil naturistas. Luz del Fuego era o pseudônimo da capixaba Dora Vivacqua, que andava nua, com uma jiboia enrolada no corpo. Seis anos depois, na ilha do Sol, a poucos quilômetros de Paquetá (RJ), ela fundaria o primeiro clube de nudismo do país. Acabou sendo assassinada em 19 de julho de 1967 por dois pescadores que queriam roubar a pólvora guardada na ilha. A história de Luz del Fuego foi contada no cinema, com Lucélia Santos no papel principal, em 1980.

O naturismo ganhou força no Brasil em 1988, quando foi criada a primeira praia de nudismo, a do Pinho (SC).

O primeiro campo oficial de naturismo foi aberto na Alemanha em 1906. O Brasil foi o primeiro país fora da Europa e dos Estados Unidos a sediar o Congresso Internacional de Naturismo. A 31a versão do evento aconteceu em setembro de 2008, na praia de Tambaba, litoral sul da Paraíba. Frequentada por naturistas desde os anos 1980, Tambaba tornou-se a primeira praia oficial de naturismo do Nordeste em 1991.

A Orquestra de Violões da Paraíba foi convidada para animar o evento. Detalhe: esqueceram de avisar os músicos que a plateia estaria pelada. Os jovens músicos enfrentaram a situação inusitada com profissionalismo e bom humor: “Sempre dizem pra gente imaginar a plateia sem roupa na hora da apresentação para não ficar nervoso. Agora tá fácil”.

Cerca de 4 mil naturistas de 33 países diferentes compareceram ao evento, traduzidos por 50 intérpretes, ajudados por 100 seguranças e hospedados em 40 hotéis e pousadas da região.

O Dia Nacional do Naturismo é comemorado em 21 de fevereiro, data de nascimento de Luz del Fuego.

Conteúdo extraído do livro “O Guia dos Curiosos-Brasil”