curiosidades sobre os cachorros

Que os cachorros são os melhores amigos dos humanos todos já sabem! Conheça agora curiosidades sobre este animal fantástico e domesticável!

O maior cão, o mais pesado e o mais rápido

1 – O maior cão do mundo, segundo o Guinness World Records, o Livro dos Recordes, é o Mastiff inglês Zorba, que em 1989 pesava 155,6 quilos, tinha 93,9 centímetros de altura e 2,5 metros do nariz à pontinha da cauda. O “gigante gentil”, como são chamados os cães dessa raça, foi o último cam- peão a ganhar o título. O Guinness World Records decidiu não aceitar mais esse tipo de recorde, pois algumas pessoas estavam alimentando seus “cãe- zinhos” exageradamente, com o intuito de fazê-los entrar para o livro.

2 –  Jack, um bassê Hound, que mora na cidade de Fulda (Alemanha), entrou em 9 de setembro de 2004 para o Guinness World Records como o cachorro com as orelhas mais longas do mundo. Elas mediam 33,2 centímetros.

3 – Como os cães têm poucas glândulas sudoríparas, eles transpiram pela língua. É por isso que ficam sempre com a língua para fora.

4 – O cachorro mais rápido que existe é o greyhound, que atinge uma velocidade de 67 quilômetros por hora.

5 – O chihuahua, a menor raça de cachorro, pesa de 400 gramas a 2,5 quilos.   O cão mais pesado é o são-bernardo, com cerca de 125 quilos.

6 – Os cachorros da raça akita já foram usados como lutadores, caçadores de cervos, puxadores de trenó e cães de guarda. No Japão, há um costume de se enviar pequenas estátuas de akita aos doentes para que eles se recuperem logo. Estatuetas enviadas aos pais de bebês recém-nascidos simbolizam saúde.

7 – O chow chow tem a estrutura parecida com a do mais antigo fóssil de  cão encontrado até hoje, que data de milhões de anos atrás. Esses cachorros já serviram como vigias, alimento (isso mesmo, sua carne era alimento de pessoas) e cediam sua pele para comercialização.

8 – A mania dos cães de enterrar os ossos foi herdada de seus ancestrais, os lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos enterravam o que sobrava das presas abatidas.

9 – Um cão adulto tem 42 dentes. Mas, acredite: só quatro são caninos. Os demais são 12 incisivos, 16 pré-molares e dez molares.

Quais os cães com mordidas mais fortes

As raças de cachorro fila brasileiro, mastim inglês, rottweiller e pitbull   são as que têm as mordidas mais fortes. A mordida desses cachorros é entre oito e dez vezes mais forte que a do homem. A mordida do pitbull tem uma pressão de 1,5 tonelada e a do rottweiller, de 1,2 tonelada.

Quer ler mais reportagem como esta? Visite nossa seção de animais!

 

Leia também:
Por que os cachorros balançam o rabo?
Até onde chega o faro de um cachorro?

Por que os cachorros balançam o rabo?

 

Até onde chega o faro de um cachorro?