Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

E se os países populosos tivessem os maiores territórios?

24 de novembro de 2010

O primeiro mapa foi desenhado na Babilônia por volta do século IX a.C. e era apenas uma tábua de argila mostrando algumas partes da Mesopotâmia. Hoje, o desenho mais usado para representar o mundo é a “Projeção de Mercator”, feita em 1569 pelo geógrafo e cartógrafo flamengo Gerhard Kremer (que tinha o nome latino “Gerardus Mercator”).
Mas existem outras formas de desenhar o mundo. Esta aqui, por exemplo, feita por Frank Jacobs, no site Big Think, mostra como seria o mundo se os países mais populosos do mundo ficassem no lugar dos países com maior área. Confuso? Ver a imagem ajuda um pouco (clique para ampliar):

Por exemplo, a China, país com a maior população, estaria no lugar da Rússia, que tem a maior extensão territorial, mas tem apenas a nona população. Os 141 milhões de russos estariam no território do Cazaquistão, o nono maior país do mundo em área, mas 62º em população.
Podemos ver que o Canadá, segundo maior país em área mas 36º em população, acabou ficando no território paquistanês, bem menor. Apenas quatro países não mudaram de lugar: Estados Unidos, Brasil, Iêmen e Irlanda. Isso acontece porque ocupam a mesma posição tanto na lista de países mais populosos quanto na de países com maior área. Em ambas, os Estados Unidos ficam em terceiro lugar; o Brasil, em quinto; o Iêmen, em 49º; e a Irlanda, em 119º.
Apesar de continuar na mesma região, o Brasil ganha vizinhos muito diferentes e passa a fazer fronteira com Azerbaijão, Ruanda, Sudão, África do Sul, França, Ucrânia, Angola, Nigéria e Benin. Ou seja: como o Brasil virou freguês da França, nunca mais conquistaríamos nenhuma Copa América…
Nossa vizinha (e rival) Argentina acaba indo parar bem longe: no continente africano, substituindo a Tanzânia. A Coreia do Sul e a Coreia do Norte não se livram dos conflitos de fronteira: elas também foram para o continente africano, mas ficaram uma ao lado da outra.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quantos habitantes somos na Terra neste exato momento?

Quantos habitantes somos na Terra neste exato momento?

Contar em tempo real a variação da população terrestre parece ser tarefa impossível. Será mesmo? O site do Population Reference Bureau (PRB), órgão sem fins lucrativos da cidade de Washington (Estados Unidos), traz em sua página inicial um relógio cujo objetivo é...

6 Comentários

6 Comentários

  1. Matheus T.

    Gostei do mapa! Pelo menos os argentinos iriam para bem longe da gente!

    Responder
  2. Antonio Mier

    A Argentina seria bem longe…

    Responder
  3. Antonio Mier

    Portugal só teria atravessado a França ou a África do Sul para descobrir o Brasil.

    Responder
  4. Anonimo

    Antonio Mier, negativo, seguindo a lógica não mais portugal iria descobrir o Brasil, e sim o Kirgstão

    Responder
  5. maria fernanda

    nao da para ler quase nenhum país, eu to tentando fazer dever de casa e não consigo!!! Aff :/

    Responder
    • guiadoscurglog

      Maria Fernanda, é só clicar na imagem e dar zoom.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This