O aviãozinho de papel deixou de ser apenas o passatempo preferido da turma do fundão. Sei que as competições em sala de aula ainda acontecem, mas tem gente que não encara mais a aeronave como brinquedo. Eu mesmo já escrevi aqui um post sobre os campeonatos mundiais da modalidade. Mas agora os competidores estão transformando os aviões em foguetes, que podem ser arremessados… para  fora da Terra!

Um grupo de “pilotos” amadores da Inglaterra resolveu enviar ao espaço um avião de papel. O projeto, chamado PARIS (Paper Aircraft Released Into Space), consistia em uma pequena aeronave feita totalmente de papel – a Vulture 1 (Urubu 1) – acoplada a um balão meteorológico de gás hélio. O único tripulante seria o Playmonaut, um boneco Playmobil vestido de astronauta. Note também que havia uma foto de Paris Hilton na aeronave.

Depois de voar por 27,4 km e deixar a atmosfera terrestre, o balão se incendiou, como já estava previsto. A queda durou cerca de 90 minutos e, por incrível que pareça, o Vulture 1 quase não sofreu danos – apenas teve um pequeno furo na asa.
O site The Register criou contas no Flickr e no Youtube para mostrar os registros da aventura do playmonaut no espaço. No vídeo abaixo, você pode conferir o momento em que o Vulture 1 começou a cair em direção à Terra.