Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Irmãos de políticos envolvidos em escândalos

24 de abril de 2019

 


Barack Obama

  • George Obama, o meio-irmão queniano do presidente dos EUA, Barack Obama, foi preso no dia 31 de janeiro de 2009 sob a acusação de portar maconha.
  • George Hussein Onyango Obama vive em uma favela na periferia de Nairóbi e só encontrou o irmão famoso duas vezes: quando George tinha cinco anos e em 2006, em um encontro rápido. Segundo George, foi “tão curioso como encontrar um estranho”. As acusações foram retiradas pela polícia queniana dois dias depois da prisão.

Bill Clinton

  • Meio-irmão do ex-presidente dos EUA, Roger Clinton foi acusado de tráfico de cocaína em 1984, quando Bill ainda era governador do estado do Arkansas.
  • O ator e músico ainda foi preso em 2001 sob a acusação de dirigir embriagado.

Ciro Gomes

  • O irmão de Ciro Gomes  apareceu nos noticiários em abril de 2008, quando o então governador do Ceará, Cid Gomes, alugou um jatinho com dinheiro público e fez uma viagem à Europa, acompanhado da sogra, Pauline Habib.
  • A “carona”, que custou 388,5 mil reais aos cofres públicos, foi bastante criticada e, segundo Cid Gomes, recebeu uma “atenção desproporcional” da mídia. “A sogra é inspiração para muitas piadas. Então, ficou uma coisa de deboche e, naturalmente, eu não me sinto bem, fico constrangido de ver meu governo, que eu tenho a honra e o privilégio de liderar, ser motivo de deboche”, disse ao jornal Folha de S. Paulo.

Fernado Collor de Mello

  • As denúncias bombásticas de Pedro Collor de Mello ajudaram a soterrar o mandato do irmão mais velho, o então presidente Fernando Collor de Melo.
  • Além de fornecer detalhes sobre escândalos de corrupção, Pedro Collor acusou o irmão de consumir cocaína e de praticar rituais de magia negra. Pedro morreu em 1994, vítima de quatro tumores malignos encontrados em seu cérebro.

John F. Kennedy

  • Edward “Ted” Kenned é o irmão mais novo do ex-presidente dos EUA John F. Kennedy. Em 1969, ele se envolveu em um acidente de carro, conhecido como “O incidente de Chappaquiddick”, no qual Mary Jo Kopechne, uma assessora do político, morreu aos 28 anos. A tragédia abalou a carreira de Ted Kennedy, que dirigia o carro e, aparentemente, fugiu sem prestar socorro à vítima.


Jimmy Carter

  • Billy Carter, irmão mais novo do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter,  envolveu-se em um escândalo conhecido nos Estados Unidos como “Billygate”.
  • Em 1979, ele foi acusado de fazer lobby na Líbia em favor de uma empresa americana de petróleo. Anos mais tarde, o Senado absolveu Billy das acusações de tráfico de influência. No entanto, Jimmy Carter precisou se afastar publicamente do irmão irreverente e beberrão, dado a declarações como: “Eu me recuso a incorporar uma imagem que muitos acreditam ser a certa para o irmão de um presidente. Afinal, sou um indivíduo privado que não foi eleito para nenhum cargo público”.
  • Billy Carter morreu no dia  25 de setembro de 1988, de câncer, aos 51 anos.

Lula

  • Conhecido como “Vavá”, o irmão mais velho de Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, foi envolvido em denúncias de tráfico de influência no Governo, por seu suposto envolvimento com a “máfia dos caça-níveis”, em junho de 2007.
  • O Presidente Lula defendeu seu irmão na época, comentando que “Não acredito que Vavá seja lobista. Ele está mais para ingênuo”.
  • No entanto, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Lula fez uma investigação paralela à da Polícia Federal para apurar as denúncias de que seu irmão faria lobby em órgãos públicos.

Lyndon B. Johnson

  • Lyndon Johnson precisou da interferência do Serviço Secreto norte-americano para controlar seu irmão mais novo, Sam Houston Johnson, que costumava beber e fazer declarações para a imprensa.
  • Sam Houston morreu de câncer no pulmão no dia 12 de dezembro de 1978, aos 64 anos.

 

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Curiosidades sobre 10 políticos brasileiros

Curiosidades sobre 10 políticos brasileiros

1. Aécio Neves Aécio não é o primeiro político da família. Ele é filho do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha e neto de Tancredo Neves, o primeiro presidente eleito no Brasil depois da Ditadura Militar. Foi...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This