Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Vices que assumiram a presidência da República

24 de abril de 2019

 


Floriano Peixoto

O primeiro presidente da República foi Deodoro. Ele também foi o primeiro a ser substituído por seu vice. Em 1881, Deodoro dissolveu o Parlamento e amargou um contragolpe liderado pelo vice Floriano Peixoto. O “Marechal de Ferro” nasceu no dia 30 de abril de 1839, em Maceió, Alagoas. Ele governou o País de 23 de novembro de 1891 até 15 de novembro de 1894.

Nilo Peçanha
O presidente Affonso Pena foi o primeiro a morrer no Palácio do Catete. Assim, o vice Nilo Peçanha assumiu o governo no dia 14 de junho de 1909, aos 42 anos e completou o mandato. Nilo Peçanha permaneceu 1 ano, 5 meses e 1 dia como Presidente da República.

Delfim Moreira
A epidemia de gripe espanhola que assolou o Brasil de 1918 a 1919 vitimou também o Presidente Rodrigues Alves. Com a morte dele, o advogado mineiro Delfim Moreira assumiu, no dia 15 de novembro de 1918. Aos 50 anos, Delfim sofria de esclerose precoce, por isso seu governo foi tutelado por ministros, que faziam reuniões de faz-de-conta com o presidente. Depois, resolviam as questões do país com o ministro Afrânio de Melo Franco.

Café Filho
João Fernandes Campos Café Filho assumiu o posto de presidente em 24 de agosto de 1954, logo após o suicídio de Getúlio Vargas. Ele ficou no cargo até 8 de novembro de 1955, quando renunciou. Café Filho foi o único potiguar (natural do Rio Grande do Norte) a ocupar a presidência da República do Brasil.


João Goulart

Governou com poderes limitados, submetido a um regime parlamentarista quando o então presidente Jânio Quadros renunciou, no dia 25 de agosto de 1961. O advogado João Goulart assumiu aos 43 anos e permaneceu 1 ano, 4 meses e 16 dias no governo. Ele restaurou o presidencialismo, mas foi deposto em 1964, pelo Golpe Militar.

José Sarney
Vice de Tancredo Neves, foi o primeiro civil a governar o País desde o Golpe Militar de 1964. Durante a sua permanência no Palácio do Planalto, Sarney faltou várias vezes ao trabalho por causa de enxaquecas e dores nas costas. O maranhense foi empossado no dia 15 de março e 1985 e ficou no cargo por 5 anos.

Itamar Franco

Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu no dia 28 de junho de 1930 e é formado em engenharia. Tornou-se presidente da República em 29 de dezembro de 1992, logo após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ficou 2 anos, 3 meses e 29 dias no Governo. Antes da eleição de Collor, Itamar tentou renunciar ao cargo de vice por três vezes.

Michel Temer

Vice-presidente da República a partir de 1º de janeiro de 2011, se manteve no posto durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, sendo reeleito em sua chapa em 2014. No dia 12 de maio de 2016, assumiu interinamente a presidência após a abertura do processo de impeachment contra Dilma. Em 31 de agosto de 2016, Rousseff foi condenada e perdeu o mandato, deixandio Michel Miguel Elias Temer Lulia definitivamente na presidência.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Um referendo é proposto quando os cidadãos devem decidir sobre um assunto importante para o futuro da nação. Tanto o plebiscito quanto o referendo são formas de o governo consultar a sociedade sobre um tema específico. No caso do referendo, os cidadãos respondem a uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This