Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

União Européia

24 de abril de 2019

 

1951
França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo criam a Comunidade Européia do Carvão e do Aço.

1957
O mesmo grupo estabelece a Comunidade Econômica Européia (CEE).

1963
A França veta a entrada do Reino Unido na CEE sob a alegação de que o país estava atrelado aos Estados Unidos. Os país manteria esta posição até 1969.

1973
Reino Unido, Irlanda e Dinamarca entram para o mercado comum.

1979
É criada a European Currency Unit (ECU), a unidade monetária da Comunidade Européia.

1981
A Grécia adere ao grupo.

1986
Portugal e Espanha passam a fazer parte da comunidade.

1992
Um tratado rebatiza o bloco, que passa a se chamar União Européia. Ele estabelece também os procedimentos para a criação de uma moeda única e para a adesão de novos membros à comunidade.

1995
Suécia, Finlândia e Áustria são admitidos no bloco.

1998
O Banco Central Europeu, estabelecido em Frankfurt (Alemanha), fica responsável pelo lançamento da moeda única européia.

2002
Entram em circulação as primeiras notas de euro, moeda única européia adotada por 12 dos 15 membros do bloco (apenas Reino Unido, Suécia e Dinamarca a rejeitam).

2004
Dez novos países, a maioria ex-comunistas, são admitidos na comunidade, que passa a contar com 25 membros. O conselho dá início às negociações para a entrada da Turquia no bloco.

2006
O Parlamento Europeu decidiu permitir, pela primeira vez em caráter condicional, a adesão da Bulgária e da Romênia à União Européia. A permanência de ambos no grupo depende do cumprimento de três metas: combater a corrupção, estabelecer um sistema judiciário independente e a implantação de um plano administrativo eficiente.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Um referendo é proposto quando os cidadãos devem decidir sobre um assunto importante para o futuro da nação. Tanto o plebiscito quanto o referendo são formas de o governo consultar a sociedade sobre um tema específico. No caso do referendo, os cidadãos respondem a uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This