Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Iguatemi: o primeiro shopping center do Brasil completa 50 anos

25 de novembro de 2016

Aberto ao público no dia 28 de novembro de 1966, uma segunda-feira, o Iguatemi foi criado para que as famílias da época pudessem fazer todas as suas compras em um mesmo lugar. As obras começaram em julho de 1965 e envolveram mais de 2.500 operários ao longo dos 16 meses. A Construtora Alfredo Mathias foi responsável pela construção. Eduardo Matarazzo, tio-avô do vereador Eduardo Suplicy, tinha uma chácara no terreno onde foi construído o centro de compras. Matarazzo gostava de andar a cavalo na chácara.

Cerca de 5 mil pessoas compareceram à grande festa de inauguração um dia antes, em 27 de novembro. Chico Buarque, Nara Leão, Chico Anysio e a dupla Eliana e Booker Pittmann foram algumas das atrações que marcaram esse dia. Houve também uma missa celebrada por dom Agnelo Rossi, cardeal-arcebispo de São Paulo. Em tupi-guarani, “Iguatemi” significa “rio ondulado”. O shopping ganhou esse nome porque, à época, o seu endereço era a estreita rua Iguatemi. A via foi alargada e, em 1970, passou a se chamar Avenida Brigadeiro Faria Lima.

A fachada do shopping inaugurado em 1966 (Foto: Reprodução do blog de Flávio Gomes)


No primeiro mês de funcionamento, o Shopping Iguatemi atraiu 180 mil famílias para suas 72 lojas. Hoje o número de lojas e restaurantes saltou para 250. Apenas uma está lá desde a inauguração: é a Boutique Sinhá, posicionada no mesmo lugar (logo em frente à rampa do primeiro andar). A proprietária Dolores Gonzalez contou que a aposta no sucesso do empreendimento foi justamente o que a levou ao shopping: “Eu tinha aberto a Sinhá um ano antes, no bairro de Cidade Jardim. Percebi que o Iguatemi poderia ser um forte concorrente. Decidir vir pra cá e aqui estou até hoje”, comemora.

Dolores Gonzalez (ao centro, de óculos escuros) junto das “Meninas da Sinhá”: a única loja que está no Iguatemi desde o primeiro dia

Outras oito lojas chegaram nos primeiros anos e são as mais antigas que continuam ali: Giuliano Jóias, AB Uniformes, Fotóptica, Jogê Lingerie, Americanas, Pão de Açúcar, Renata Joalheria e Drogaria Iguatemi.

O projeto foi concebido pelo escritório Aflalo e Gasperini, dos arquitetos Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini. O escritório francês Carbondale, do americano Eric Carlson, fez a última reforma, em 2015. Atualmente, o shopping conta com 47.322 metros quadrados de área construída. No dia da inauguração, o Iguatemi tinha 36 000 metros quadrados.

O Shopping Iguatemi é considerado o primeiro do Brasil. Mas, no dia em que o construtor Alfredo Mathias apresentou o centro comercial para a imprensa, em 25 de novembro, ele estava acompanhado de Estanislau Vitoldo Zarenda. Segundo reportagem de O Estado de S. Paulo, Mathias o apresentou como “construtor do primeiro shopping do país, no bairro do Méier, no Rio de Janeiro”. Para a Abrasce (Associação Brasileira de Centros Comerciais), esse título pertence ao Iguatemi.

A decoração do Shopping Iguatemi conta com mesas e vasos do século XIX. Eles estão espalhados pelos corredores em todos os andares.

Uma boa parte das cotas de participação no empreendimento  foi vendida em churrascos feitos no terreno onde seria construído o Iguatemi. A cotista número 1, Ana Cristina Barros Monteiro, recebeu uma medalha no dia da inauguração. O maior comprador das cotas foi o cearense Diogo Gadelha. Ele investiu praticamente todas as suas economias para ficar com  11% das ações do shopping. Depois, elas seriam vendidas à família Jeiressati, hoje controladora do grupo.

Nos primeiros anos, a presença do shopping mudou a região do Jardim Paulistano. Os imóveis valorizaram à medida que o Iguatemi crescia: em 1971 já eram 160 lojas e fluxo diário de 1 milhão de pessoas. Hoje, 1,5 milhão de pessoas passam pelo Iguatemi todos os meses. Isso dá uma média de 50 mil visitantes por dia.

Em 1982, foi inaugurado o relógio d’água, um dos símbolos do shopping. Com 8,5 metros de altura e 120 metros de vidro, ele é abastecido com 250 litros de água. A criação foi do físico francês Gitton Bernard. Existem apenas outros quatro modelos desse em todo o mundo – um deles fica no Iguatemi de Porto Alegre.

O famoso relógio d’água: apenas quatro em todo o mundo

Entre funcionários do próprio shopping e dos lojistas, o Iguatemi abriga 5.439 trabalhadores. Mesmo depois que as lojas se fecham, o trabalho continua: seguranças e jardineiros que cuidam das flores espalhadas pelos corredores se desdobram para que tudo esteja em ordem no dia seguinte. No total, 800 mil flores passam pelo shopping a cada ano. Alguns dos vasos que abrigam essas flores vieram da França. Desde 1991, o shopping importa tulipas holandesas para comemorar o Dia das Mães no mês de maio. Cerca de 15 mil tulipas são distribuídas às mães a cada ano.

A primeira loja de grife internacional a desembarcar no Iguatemi foi a italiana Empório Armani, em 1998. Hoje, 53,2% dos empreendimentos do shopping correspondem a marcas internacionais.

Em 2005, nasceu no Iguatemi o primeiro cinema-butique do país. Foram seis salas do Cinemark que, entre outras coisas, introduziram os assentos com lugares marcados, uma novidade na cidade. A história do shopping com os cinemas, porém, nem sempre foi tão gloriosa: em 1994, um grande incêndio destruiu praticamente todo o Cine Iguatemi. Não houve feridos.

O valor do aluguel no Iguatemi estava avaliado em 800 reais por metro quadrado em 2013 (o shopping não forneceu informações mais atualizadas). Segundo o ranking divulgado este ano  pela consultora americana Cushman & Wakefield, é um dos 20 aluguéis mais caros de todo o planeta e o primeiro colocado no Brasil.


Entre o estacionamento coberto e o aberto, são 2.603 vagas, sendo 130 reservadas para idosos, 79 para portadores de deficiências e outras duas para gestantes. Em 1966, o Iguatemi contava com lugar para 1.000 veículos.

Para desenvolver o projeto artístico das comemorações dos 50 anos de shopping, o Iguatemi convidou o diretor de arte Hélio Rosas. Ele selecionou as imagens enviadas por quatro fotógrafos brasileiros. O pedido foi por fotos que representassem o mote da campanha “Viver é Maravilhoso”. Essas fotos estão exibidas em cartazes promocionais tanto no espaço físico quanto nas plataformas digitais.


O Iguatemi criou um site especial para celebrar os seus 50 anos. Lá, além das campanhas publicitárias, constam os eventos comemorativos, as produções especiais e depoimentos de clientes que passaram pelo shopping ao longo desses 50 anos. Uma logomarca oficial também foi feita para celebrar a data. Segundo a gerente de marketing Marina Cirelli, buscou-se uma arte “elegante, minimalista e, ao mesmo tempo, original”. Marina explicou que, “assim como uma árvore conta o tempo por meio dos anéis que formam seu tronco, por esses anéis também foram contadas as décadas que o shopping viveu e as que estão por vir no futuro”.

(com reportagem e fotos de Leonardo Dahi)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Paula

    Gostaria de ter noticias /historia sobre o Bazar Assunção ou Bazar Assumpção ,um armarinho que ficava no andar térreo.

    Responder
  2. Paula

    Gostaria de ter noticias /historia sobre o Bazar Assunção ou Bazar Assumpção ,um armarinho que ficava no andar térreo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This