Hoje, 14 de junho, é o dia do solista! Em homenagem a esses profissionais, conto aqui no Blog do Curioso a história do saxofonista norte-americano Ronald McNair – o músico que chegou mais perto de gravar uma música no espaço.
Em 28 de janeiro de 1986, uma falha no anel de vedação dos foguetes auxiliares do Challenger, ônibus espacial da NASA, provocou um choque que despedaçou a nave tripulada por sete passageiros apenas 73 segundos depois de sua decolagem. A era dos ônibus espaciais havia começado em abril de 1981, com o sucesso do lançamento do Columbia, e sofria, cinco anos depois, seu primeiro baque. O acidente não pôs fim apenas a sete vidas e ao projeto bilionário do ônibus espacial norte-americano, mas também impossibilitou a primeira gravação de uma música no espaço.
Na época do acidente, o maestro e compositor francês Jean Michel Jarre preparava uma homenagem tripla: ao 150º aniversário do estado americano do Texas, ao 150º aniversário da cidade de Houston e ao 25º aniversário da NASA. Tratava-se de um show cujo ponto alto seria um solo de saxofone feito pelo astronauta Ronald McNair, um dos tripulantes do Challenger, diretamente no ônibus espacial. A faixa estava programada para ser a primeira do mundo gravada no espaço. Sua performance seria projetada ao vivo em um telão durante o concerto.

Ronald McNairMesmo depois da tragédia, Jean Michel Jarre prosseguiu com seu projeto. O show aconteceu em Houston no dia 5 de abril de 1986. Em homenagem a Ronald McNair, a faixa “Rendez-vous 5” foi renomeada para “Last Rendez-vous: Ron’s Piece”. Quem o substituiu no show foi o saxofonista Kirk Whalum.

Apesar de não ter transmitido a primeira música gravada no espaço, o concerto “Rendez-vous” acabou deixando sua marca com outro feito. Ele foi registrado no Guinness Book como o maior concerto de rock da história – 1,3 milhões de pessoas compareceram ao show, transmitido ao vivo por emissoras de TV ao redor do mundo. Mais tarde, em 1990, perdeu o posto para outro show do mesmo maestro (o “Paris La Défense” atraiu um público de 2,5 milhões de pessoas).
Até hoje, nenhum artista chegou tão perto de gravar uma música no espaço. Mas vontade não falta: a banda Muse declarou em julho de 2011 estar empenhada em ser a primeira a gravar um disco no espaço; Jack White, guitarrista do White Stripes, disse, no mês passado, que quer gravar o primeiro disco de vinil no espaço sideral. Mas parece que Jay-Z e Beyoncé vão sair na frente. O casal está tentando convencer o fundador da Virgin – Richard Branson – a emprestar sua nave espacial para a gravação do primeiro videoclipe no espaço.

Jay-Z e Beyoncé