COCÔ DE ELEFANTEOs elefantes ingerem de 130 a 270 quilos de alimento por dia, dos quais 100 quilos viram fezes. O que fazer com tanta caca? A ONG Pamet, do Malauí, teve uma ideia. Eles produzem papel reciclado com diversos tipos de material, como fibras de banana e de plantas e também – o mais curioso de todos – coco do maior animal terrestre que existe. Com o papel, a ONG faz cadernos, caixas, álbuns. Matéria-prima não vai faltar tão cedo! Os objetos abaixo são todos feitos com excremento de elefante.

Ah, mais uma utilidade para o coco dos elefantes. Recentemente, engenheiros da empresa HP divulgaram o estudo de um método que transforma esterco em energia elétrica. Depois de passar por um tratamento especial, as fezes de 10 mil vacas produziriam 1 megawatt, e seriam suficientes para iluminar a central de um banco, por exemplo. Em tempo: 1 vaca produz cerca de 50 quilos de excremento por dia. Imagine a potência energética que teria então o coco dos elefantes – entre 2 e 5 megawatts por dia

Excremento de elefante também já virou sapato. Repare no solado do modelo criado pelo designer inglês Insa Heels. Ele desenhou o modelo para o Museu de Arte Moderna de Londes, o Tate.

A criação de Insa foi uma resposta ao artista Chris Ofilli, que fez um quadro utilizando estrume de elefante como material. A obra se chama “The Holy Virgin Mary” (“A Virgem Santa Maria”).