O porco-barbudo (Sus barbatus) vive em Bornéu, Sumatra e outras ilhas do sul da Ásia. Formam bandos, constituídos principalmente por animais parentes, como uma grande família. Vivem nas florestas tropicais, matas de manguezais e gostam de andar nas praias para procurar alimento. Assim como a maioria dos porcos, adoram um banho de lama, explica o biólogo Guilherme Domenichelli

Seus pelos são ásperos e tem cor cinza amarronzada. Já a barba pode ter cores diferentes: branca, amarelada, castanha ou cinza. Até por isso, o porco-barbudo lembra os anões dos filmes “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”. Os anões também têm barbas grandes, diferentes, algumas trançadas.

PORCO-BARBUDO

Tem olhos pequenos e orelhas bastante longas, que dá a eles uma audição bem desenvolvida. A ponta do focinho, com bastante cartilagem, facilita o trabalho de farejar o chão. Seu olfato é bem desenvolvido. Ele procura comida no chão e fareja outros animais com facilidade.

Alguns zoológicos do mundo mantêm e reproduzem porcos-barbudos. O zoológico de San Diego, na Califórnia, foi o primeiro zoológico do Ocidente que conseguiu criá-los.