O documentário “Professor Polvo”, exibido pela Netflix, está emocionando o público do mundo inteiro. A história se passa na província do Cabo Ocidental, na África do Sul.

O protagonista e narrador é o cineasta Craig Foster, que morou na infância em uma casa que tinha seu quintal invadido pelas ondas do Oceano Atlântico. Já adulto, passando um momento difícil na vida, ele volta para o mesmo local e começa a realizar mergulhos diários numa espécie de floresta de algas rasas.

Em um dos mergulhos, ele descobre um polvo escondido, fazendo uma armadilha para capturar um peixe. Começa aí a história de uma grande amizade. Para desvendar as curiosidades desse octópode, Marcelo Duarte entrevistou a bióloga Rachel Azzari, autora do livro “Almanaque do Fundo do Mar”. Quais são os tamanhos dos polvos? Como ele se transformou num animal especialista em camuflagem?

Como um invertebrado tão frágil pode viver com tantos predadores ao seu redor? Eles vivem em grupos ou sozinhos? Como descobrir se os polvos são machos ou fêmeas?