Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a teia de aranha

24 de abril de 2019
  1. A seda, ainda no estado líquido, é produzida no abdômen da aranha e serve como refúgio na toca ou para capturar insetos.
  2. Essa seda líquida sai através de microcóspicas estruturas chamadas fúsulas, encontradas nas fiandeiras, na região posterior do abdômen da aranha. Ao ser puxada pelas pernas posteriores ou por meio de movimentos do abdômen, ela passa do estado líquido para o sólido, formando um fio.
  3. A teia é um material extremamente resistente, cinco vezes mais forte que o aço de mesmo peso e duas vezes mais elástica que o náilon. Leve, vem sendo estudada como matéria-prima de fios de suturas biodegradáveis, redes de pesca e coletes à prova de balas.
  4. Um único fio da teia de aranha tem potencial energético maior que o da bomba atômica que foi jogada em Nagasaki (Japão).
  5. Apesar de serem mais conhecidas, as teias de seda são produzidas por menos de 2% das espécies de aranhas.
  6. Cada fio de uma teia de aranha tem espessura de apenas 0,00015 milímetros. O fio mais fino já detectado media 0,000002 milímetros.
  7. A teia da aranha do gênero Nephila é a fibra natural mais forte já conhecida.
  8. A maioria das espécies de aranha podem produzir de 3 a 7 tipos de seda. Cada uma possui uma função: construção da teia, transporte, proteção dos ovos etc.
  9. A teia de aranha não é decomposta por fungos e bactérias, pois possui compostos conservantes como pirolidina, fosfato de potássio e nitrato de potássio.
  10. Muitas aranhas reciclam suas próprias teias. Elas comem as teias usadas para reaproveitar sua proteína, fabricando, assim, mais teia.

Leia também:
Quais são as principais espécies de aranhas
10 curiosidades sobre o Homem-Aranha
10 curiosidades sobre aranhas

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. Genilson Araujo FREITAS 4°A

    É impressionante que Cada fio de uma teia de aranha tem espessura de apenas 0,00015 milímetros. O fio mais fino já detectado media 0,000002 milímetros.
    A teia da aranha do gênero Nephila é a fibra natural mais forte já conhecida.
    A maioria das espécies de aranha podem produzir de 3 a 7 tipos de seda. Gostei de sabe disso, nunca imaginei que a aranha faziam tudo isso.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This