Por que as joaninhas são chamadas de “besouro de Nossa Senhora”

31 de maio de 2021

A joaninha é um inseto bem pequeno (mede entre 8 e 10 mm de comprimento) e colorido! Você sabia que existem perto de 5 mil espécies diferentes de joaninhas no mundo todo?  São besouros da Ordem dos insetos chamada “Coleoptera” e da família “Coccinelídeos” na classificação científica. O nome coccinelídeos é derivado da palavra latina coccineus, que significa “escarlate”. Isso por causa de sua cor.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Na Idade Média, na Grã-Bretanha, os insetos ficaram conhecidos como “besouro de Nossa Senhora” ou “besouro Maria”. Nossa Senhora era frequentemente retratada nas primeiras pinturas artísticas usando um manto vermelho, e as manchas da joaninha de sete pintas (as mais comuns na Europa) simbolizavam suas sete alegrias e sete tristezas. Nos Estados Unidos, o nome foi adaptado para “lady bug”.

As joaninhas têm pernas curtas e geralmente são coloridas com manchas pretas, amarelas, laranjas ou avermelhadas. A cor das tampas das asas e o número de manchas variam entre as espécies. São ótimas voadoras. Suas asas ficam protegidas pela tampa, ou capa de proteção, que é a parte colorida do animal. Dependendo da espécie, elas podem ter manchas, listras ou nenhuma marca. Muitas espécies são totalmente pretas, cinza escuro, cinza claro ou marrom.

Os principais predadores das joaninhas são as aves. Mas também são presas de anfíbios, vespas, aranhas e libélulas. As cores brilhantes e chamativas das joaninhas servem para afugentar muitos predadores. Outra característica bacana das joaninhas é que elas são caçadores. Predam pequenos animais, principalmente pulgões e cochonilhas. A maioria das joaninhas são consideradas insetos importantes para a lavoura, pois caçam os pulgões ou cochonilhas, que são pragas agrícolas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Vombate, o animal do cocô quadrado

Vombate, o animal do cocô quadrado

O vombate parece ser um cruzamento de porco, urso, castor e esquilo. Mas é apenas um animal bem diferente e curioso. São animais nativos da Austrália e de algumas ilhas vizinhas, explica o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal Animal TV. [yotuwp...

João-bobo, a ave que brinca de estátua

João-bobo, a ave que brinca de estátua

Por que essa ave é conhecida como joão-bobo? O biólogo Guilherme Domenichelli explica: o nome popular surgiu por causa de sua principal característica: quando ele se sente ameaçado, permanece imóvel, sem se mexer. Quando é capturado por um predador, ele finge-se de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This