Um dos personagens mais queridos da série “Star Wars“, lançada em 25 de maio de 1977,  é o simpático Chewbacca. Ele é um alienígena da espécie Wookiee e o melhor amigo de Han Solo. Para criar o personagem, George Lucas se inspirou no seu cachorro da raça malamute-do-alasca, que se chamava Indiana e que também inspirou Steven Spielberg nos filmes Indiana Jones.

A raça malamute-do-alasca tem origem em uma tribo do Alasca chamada Mahlemuts. Esses cães foram desenvolvidos para o trabalho nessa região inóspita. São fortes e inteligentes, excelentes caçadores e ótimos para puxar trenós. O malamute-do-alasca é próximo de outra raça, o husky siberiano, porém, são maiores, mais resistentes e mais fortes. Podem medir entre 58 a 65 cm de altura nos ombros quando apoiados nas quatro patas e pesam entre 35 e 38 quilos.

Embora seja uma raça grande e peluda, o biólogo Guilherme Domenichelli não acha o malamute-do-alasca parecido com o Chewbacca. Longe disso. “Até um cachorro da raça Yorkshire se parece mais com o Chewbacca do que o malamute-do-alasca”, afirma ele.