Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as girafas

9 de agosto de 2021

Ela é o animal terrestre mais alto do mundo: a girafa! Um bicho cheio de curiosidades. O biólogo Guilherme Domenichelli, autor do livro “Girafa Tem Torcicolo“, apresenta algumas delas:

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next
  1. As fêmeas chegam a 5 metros de altura e os machos podem ultrapassar 6 metros.
  2. Seu pescoço também é bem comprido, alcançando 2 metros. Muitas pessoas pensam que as girafas têm muitos ossos no pescoço, mas isso não é verdade. Elas têm apenas sete vértebras, assim como os seres humanos, mas são vértebras bem longas.
  3. Sua língua chega a 50 centímetros e é preênsil, ou seja, a girafa consegue mexer a ponta, usando-a para pegar folhas e brotos das árvores, que elas adoram comer. Elas conseguem também limpar as narinas com a língua. É algo meio nojento, mas bastante eficiente.
  4. Suas pernas longas são bem fortes. As girafas dão coices para se defender com muita potência. Coices podem quebrar o crânio de um leão.
  5. A gestação da mamãe girafa é de 15 meses. No momento do nascimento, a girafa não deita no chão. O filhote cai de uma altura de 2 metros! Mas ele não se machuca, pois o capim da savana africana amortece a queda. O filhote também nasce com bastante cartilagem, que ajuda a proteger os ossos, evitando que se quebrem. Depois de apenas 20 minutos, o filhote já fica em pé e consegue seguir a mãe. Compare com um ser humano! Quanto tempo leva para uma criança começar a andar sozinha? Isso é importante para a sobrevivência do filhote. Vinte minutos é o tempo ideal para o filhote e a mamãe girafa saírem do local de nascimento – o cheiro de sangue e os restos da placenta podem atrair predadores.

Leia também: 10 curiosidades sobre as girafas

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

Mistério do Natal: você já viu um chester vivo?

O chester é um dos pratos mais populares na ceia de Natal no Brasil. Você já viu um chester? Não a ave congelada, mas e a ave viva! Pouco se sabe sobre a vida do chester antes de chegar à mesa. Existem muitas teorias a respeito delas. Algumas pessoas comentam que é...

É verdade que as baleias cantam?

É verdade que as baleias cantam?

Muitas espécies de baleias cantam, sim! Elas emitem sons que se propagam por todo o oceano. O que não se sabe ao certo é qual a verdadeira finalidade de todo o repertório de músicas. Uma das espécies que mais gosta de cantar é a beluga - tanto que os antigos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha Futebol e guerra