Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre as girafas

9 de agosto de 2021

Ela é o animal terrestre mais alto do mundo: a girafa! Um bicho cheio de curiosidades. O biólogo Guilherme Domenichelli, autor do livro “Girafa Tem Torcicolo“, apresenta algumas delas:

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next
  1. As fêmeas chegam a 5 metros de altura e os machos podem ultrapassar 6 metros.
  2. Seu pescoço também é bem comprido, alcançando 2 metros. Muitas pessoas pensam que as girafas têm muitos ossos no pescoço, mas isso não é verdade. Elas têm apenas sete vértebras, assim como os seres humanos, mas são vértebras bem longas.
  3. Sua língua chega a 50 centímetros e é preênsil, ou seja, a girafa consegue mexer a ponta, usando-a para pegar folhas e brotos das árvores, que elas adoram comer. Elas conseguem também limpar as narinas com a língua. É algo meio nojento, mas bastante eficiente.
  4. Suas pernas longas são bem fortes. As girafas dão coices para se defender com muita potência. Coices podem quebrar o crânio de um leão.
  5. A gestação da mamãe girafa é de 15 meses. No momento do nascimento, a girafa não deita no chão. O filhote cai de uma altura de 2 metros! Mas ele não se machuca, pois o capim da savana africana amortece a queda. O filhote também nasce com bastante cartilagem, que ajuda a proteger os ossos, evitando que se quebrem. Depois de apenas 20 minutos, o filhote já fica em pé e consegue seguir a mãe. Compare com um ser humano! Quanto tempo leva para uma criança começar a andar sozinha? Isso é importante para a sobrevivência do filhote. Vinte minutos é o tempo ideal para o filhote e a mamãe girafa saírem do local de nascimento – o cheiro de sangue e os restos da placenta podem atrair predadores.

Leia também: 10 curiosidades sobre as girafas

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This