Ela é o animal terrestre mais alto do mundo: a girafa! Um bicho cheio de curiosidades. O biólogo Guilherme Domenichelli, autor do livro “Girafa Tem Torcicolo“, apresenta algumas delas:
- As fêmeas chegam a 5 metros de altura e os machos podem ultrapassar 6 metros.
- Seu pescoço também é bem comprido, alcançando 2 metros. Muitas pessoas pensam que as girafas têm muitos ossos no pescoço, mas isso não é verdade. Elas têm apenas sete vértebras, assim como os seres humanos, mas são vértebras bem longas.
- Sua língua chega a 50 centímetros e é preênsil, ou seja, a girafa consegue mexer a ponta, usando-a para pegar folhas e brotos das árvores, que elas adoram comer. Elas conseguem também limpar as narinas com a língua. É algo meio nojento, mas bastante eficiente.
- Suas pernas longas são bem fortes. As girafas dão coices para se defender com muita potência. Coices podem quebrar o crânio de um leão.
- A gestação da mamãe girafa é de 15 meses. No momento do nascimento, a girafa não deita no chão. O filhote cai de uma altura de 2 metros! Mas ele não se machuca, pois o capim da savana africana amortece a queda. O filhote também nasce com bastante cartilagem, que ajuda a proteger os ossos, evitando que se quebrem. Depois de apenas 20 minutos, o filhote já fica em pé e consegue seguir a mãe. Compare com um ser humano! Quanto tempo leva para uma criança começar a andar sozinha? Isso é importante para a sobrevivência do filhote. Vinte minutos é o tempo ideal para o filhote e a mamãe girafa saírem do local de nascimento – o cheiro de sangue e os restos da placenta podem atrair predadores.
Leia também: 10 curiosidades sobre as girafas
0 comentários