Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Cachorros que brilharam no cinema e na TV

24 de abril de 2019

O primeiro filme de ficção a utilizar um cão foi o curta-metragem londrino “Salvo por um Vira-lata”, de 1905. O sucesso foi tanto que não demorou muito para Hollywood se apoderar do recurso.

Flash
Entre 1921 e 1929, o pastor-alemão interpretou o herói “Strongheart” em seis filmes de aventura. Ele era apresentado como “mais humano que os humanos”.

Rin-tin-tin
Rin-tin-tin foi o famoso pastor alemão que, ao lado de seu dono Rusty, vivia grandes aventuras no velho-oeste. Rin-tin-tin era o verdadeiro nome do cachorro. Ele foi encontrado por seu dono e treinador, sargento Lee Duncan, no final da Primeira Guerra Mundial, na França. O soldado encontrou uma cadela abandonada na estação de cães de guerra alemães com cinco filhotes. Com medo de que os animais fossem mortos, Duncan adotou dois cachorrinhos: Rin-tin-tin e uma fêmea, Nannette.

O primeiro filme de Rin-tin-tin, “Onde Começa o Norte”, foi lançado em 1919. O animal era apenas um coadjuvante, mas seu sucesso foi tão grande que o cachorro se tornou personagem principal, dando nome a uma série de televisão e a diversos longas-metragens. Dizem que Rin-tin-tin assinava os próprios contratos marcando com sua pata os documentos.

Em 1932, aos 14 anos de idade, depois de estrelar 29 filmes, Rin-tin-tin morreu. O filho, neto e bisneto do animal deram continuidade ao personagem. Foi Rin-tin-tin IV, treinado pelo próprio Duncan, quem protagonizou a famosa série exibida pela ABC de 1954 a 1959.

Até 2012, cães da linhagem de Rin-tin-tin podiam ser encontrados no estado do Texas (EUA).

Totó
Foi a cadela Terry, da raça Cairn terrier, quem viveu o amigo inseparável de Dorothy em “O Mágico de Oz” (1939). Ela recebia um cachê mais alto do que o salário de alguns atores humanos – 125 dólares semanais.

Beethoven
O enorme São Bernardo Beethoven consegue fugir de um veterinário maldoso que faz experiências com animais e acaba sendo acolhido na casa da família Newton, onde causa muitas confusões. A comédia “Beethoven, O Magnífico” foi lançada em 1992 e conseguiu tanto sucesso que foram feitos mais quatro filmes com o animal.

Benji
O primeiro filme com o cachorrinho Benji foi feito em 1973, “Benji – O filme”. No longa, o cachorro tenta salvar a vida de duas crianças que foram sequestradas. Depois do sucesso foram feitos mais dois filmes e uma tentativa de seriado para televisão, que acabou fracassando e foi abandonado no 13° episódio. O animal que representava Benji chamava-se Higgins, e tinha que ser dirigido por seu treinador, Joe campo, pois não aceitava ordens de mais ninguém.

Hooch
O cão da raça dogue de Bordeaux contracena com Tom Hanks no filme “Uma Dupla Quase Perfeita”. No longa, Hooch testemunha um crime e passa a ter proteção do policial Scott Turner, um sujeito perfeccionista que tem sua vida virada de cabeça para baixo com a chegada do animal. Hooch destrói tudo e freqüentemente baba nas coisas de Scott. A comédia foi lançada em 1989, e tinha o título original de “Scott & Hooch”.

Jerry Lee
Jerry Lee é o pastor alemão da força policial treinado para farejar drogas, que foi escalado para fazer parceria com o policial Michael Dooley (James Belushi). Jerry tem uma personalidade muito forte e as brigas de poder entre o cão e o policial rendem muitas risadas ao público. O filme “K-9 – Um Policial Bom Para Cachorro” foi lançado em 1989. O animal que fez o papel de Jerry era realmente um cão policial. Ele foi morto em 1991 durante a prisão de um acusado pelo assassinato de um policial.

Lassie
O primeiro filme protagonizado pela heroína canina foi em 1943, “A Força do Coração”. Depois disso, foram mais 11 filmes e um seriado de televisão dedicados à personagem. As aventuras do animal chegaram até a se tornar um programa de rádio, onde um ator imitava os latidos e grunhidos do cachorro.

Apesar de ser uma fêmea, a maioria dos filmes foi feita por cachorros machos, pois eles são mais fortes e vistosos que as cadelas. O ator principal era o cão Pal, mas geralmente era usado mais de um animal para cada filme. A mancha na testa de Lassie não é uma marca muito comum na raça collie. Para resolver o problema, muitas vezes a produção pintava a pelagem dos animais com tinta.

Lobo
O cão Lobo era protagonista da série “Vigilante Rodoviário”. Ao lado do Inspetor Carlos, Lobo ajudava a salvar vidas pelas estradas brasileiras. O seriado foi uma versão “abrasileirada” de Rin-tin-tin, totalmente feita no Brasil em 1948. A produção foi o primeiro seriado realizado no país. Foram 39 episódios e dois filmes. Lobo pertencia ao soldado da Força Pública Luís Afonso, mas tinha grande afinidade com o companheiro de gravações. Algumas vezes o animal se recusou a ir para casa e deixar Carlos. O ator Carlos Miranda acabou realmente se alistando na polícia em 1965. Lobo morreu em 1971 devido a uma operação mal sucedida.

Marley
Os labradores Clyde e Jonah, que atuaram como protagonistas do filme “Marley e Eu” (2008), fizeram um tremendo sucesso, mas não receberam pelo trabalho nem os créditos no final.

Uggie
Uggie nasceu em 2002, na Califórnia (EUA). Seu primeiro dono o considerava muito rebelde, e cogitou mandá-lo para um abrigo de animais. Foi aí que o adestrador Otto von Muller resolveu adotá-lo. Entre os truques aprendidos por Uggie estão fingir timidez ao levar um beijo, andar de skate e imitar gestos humanos.

O cãozinho californiano da raça Jack Russel terrier virou celebridade ao estrelar o ganhador do Oscar “O Artista” (2012). Por sua atuação, levou os prêmios Coleira de Ouro, Palm Dog Award e Prix Lumière. Com pose de protagonista, subiu ao palco nas cerimônias do Globo de Ouro e do Oscar, onde o filme foi premiado nas categorias principais.

Em 2012, o treinador do cão, que tinha 10 anos de idade (equivalentes a 70 anos humanos) e já havia estrelado 6 filmes hollywoodianos, estava planejando sua aposentadoria.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

As minhocas não têm nariz e não possuem pulmões, mas conseguem respirar mesmo vivendo debaixo da terra. "Elas respiram de uma maneira diferente, através da pele", explica o biólogo Guilherme Domenichelli, autor de "Girafa tem torcicolo?". "É a chamada respiração...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This