Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a baleia jubarte

24 de abril de 2019

1. É uma das espécies mais numerosas que frequentam a costa brasileira.

2. A jubarte tem em média 60 metros de comprimento. Pesa até 40 toneladas (o equivalente a 46 automóveis Pálio), e vive cerca de 60 anos.

3. Ela nada em velocidades de até 27,7 km/h.

4. Há teorias que dizem que a jubarte se orienta por pontos geográficos ou pela sucessão de dias e noites durante as migrações.

5. Elas se comunicam por meio de um canto tão complexo quanto uma sinfonia. A “música” tem frases completas que se repetem, e é renovada a cada estação.

6. Cada uma come 1 tonelada de crustáceos por dia.

7. Os bebês jubarte mamam entre 100 e 400 litros de leite por dia.

8. Logo depois que o filhote nasce, a mãe se apressa para apoiar a cabeça dele fora d’água, para que possa respirar.

9. A jubarte é um “parente” genético dos hipopótamos. Ambas as espécies descendem de um carnívoro terrestre que viveu há 60 milhões de anos na América do Norte, Europa e Ásia.

10. Em 2004, pesquisadores colocaram radiotransmissores em 11 baleias-jubarte da Antártida para estudar as migrações desses cetáceos. Descobriram, por exemplo, que elas viajam por conta própria – e não em grupo – e vão para ilhas a cerca de 2.000 quilômetros do continente.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This