Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre libélulas

24 de abril de 2019
  1. É conhecida por vários nomes populares, como cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, donzelinha, jacina, jacinta, lava-bunda, lavadeira, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezigue, canzil, entre muitos outros. Seu nome, no entanto, vem do latim libellulus, diminutivo da palavra liber, que significa “livro”, por causa das semelhanças de suas asas com um livro aberto.
  2. Os ovos são colocados na água, onde a libélula vive um longo ciclo de 17 metamorfoses. Em algumas espécies, esse ciclo pode durar até cinco anos até que, finalmente, ela voe. A última metamorfose de uma libélula leva de 30 a 40 minutos. Ela rompe seu exoesqueleto pelo dorso e libera a cabeça e o abdome. As asas demoram de duas a três horas para ficarem sólidas e secas.
  3. Exigentes, não habitam águas com alteração química ou sinal de poluição. Por isso, são consideradas ótimos bioindicadores.
  4. Seus olhos têm até 30 mil facetas, que permitem uma visão de 360º do ambiente.
  5. Medem de 2 a 19 centímetros. As espécies mais rápidas podem voar a até 80 quilômetros por hora, o que faz da libélula o mais veloz dos insetos.
  6. No mundo, existem cerca de 3 mil espécies de libélulas.
  7. Alimentam-se de outros insetos voadores e podem, em um só dia, comer o equivalente a 14% do seu peso.
  8. Batem suas asas 50 vezes por segundo, e voam de 5 a 6 horas todos os dias.
  9. Fora da água, as libélulas têm somente dois meses de vida. Isso corresponde, para algumas espécies, a somente 10% de seu tempo total. Por isso, elas têm muita pressa para se acasalar.
  10. Quando procriam, as libélulas formam um coração. O macho precisa abastecer seu pênis, localizado no segundo segmento de seu abdome, com espermatozóides, que são produzidos no nono. Preparado, ele segura a cabeça da fêmea com uma espécie de pinça e ela contorce seu corpo para que seu órgão genital, localizado no segundo segmento de seu corpo, se encontre com o pênis. O resultado desse contorcionismo todo é um coração.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o vaga-lume acende?

Por que o vaga-lume acende?

O brilho que vemos nesses insetos vem de uma reação bioquímica. Mais exatamente da interação entre as substâncias químicas presentes dentro do vaga-lume. Essas interações resultam na emissão de luz. A luz, chamada de bioluminescência, serve para aproximar o macho e a...

10 curiosidades sobre moscas

10 curiosidades sobre moscas

Elas têm 30 dias de vida, período em que passam do ovo à forma adulta. As moscas são ativas durante o dia e dormem durante a noite. Elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição, presente em fezes e lixo. Sem dentes para mastigar, lançam saliva sobre o...

Por que temos medo de barata?

Por que temos medo de barata?

Segundo o psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, autor do livro Sem medo de ter medo, a noção de repulsa às baratas não tem a ver com a aparência asquerosa do animal. Trata-se na verdade de um ciclo vicioso: "As crianças imitam o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This