Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

De onde vêm as mosquinhas de banheiro?

30 de junho de 2021

Você provavelmente já as viu no banheiro. São pequenas moscas peludinhas, que ficam rondando os azulejos do box. Ganharam o nome de “mosquinhas-de-banheiro” ou “mosquinhas-de-ralos”. Muitas pessoas ficam incomodadas com a presença delas, diz o biólogo Guilherme Domenichelli. Pertencem a um grupo de insetos chamados de diptera (duas asas), a exemplo dos mosquitos e dos pernilongos. Na natureza, essas mosquinhas se reproduzem em lugares úmidos. Nas casas, elas adoram os banheiros!

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Locais escuros, sujos e úmidos são ideais para as fêmeas depositarem seus ovos. Depois que eclodem, as larvas se alimentam de matéria orgânica das pessoas, como restos de pele. Esses restos, juntamente com fungos, algas e outros microrganismos, se acumulam nos ralos e frestas e se tornam um banquete para as larvas. Depois que se torna adulta, a mosca-de-banheiro passa a se alimentar também da matéria orgânica acumulada nos azulejos, rejunte, ralo e outros cantinhos do box. Elas não transmitem doenças, mas são capazes de transportar fungos e bactérias presentes nas paredes, ralos e lixeiras por onde passam. Esses microrganismos podem contaminar alimentos.

As mosquinhas-de-banheiro possuem um período de desenvolvimento que dura entre 9 a 15 dias. Ou seja: se o banheiro for limpo uma vez por semana, não dá tempo de elas completarem o ciclo e se tornarem adultas. É importante ficar atento também para a limpeza de frestas, canaletas ou qualquer outro lugar onde haja acúmulo de umidade e água, já que esses locais também podem ser utilizados para a postura de ovos e desenvolvimento das larvas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A vida dos incríveis insetos voadores

A vida dos incríveis insetos voadores

Quando falamos em animais voadores, logo imaginamos as aves. Realmente elas são mestres do ar. Algumas espécies fazem longos voos, com grandes altitudes e distâncias. Temos também os morcegos, exemplo de mamífero entre os bichos voadores. [yotuwp type="videos"...

Curiosidades sobre as iguanas-marinhas

Curiosidades sobre as iguanas-marinhas

As iguanas-marinhas vivem no arquipélago de Galápagos, que pertence ao Equador. São animais bem diferentes das iguanas que temos no Brasil! Primeiramente pela aparência. As iguanas-marinhas têm o corpo atarracado e patas curtas. Os adultos possuem uma fileira de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This