Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As 10 mães mais curiosas do reino animal

24 de abril de 2019
  1. A mamãe ema gosta de dividir a responsabilidade de cuidar dos filhotes com o macho. É ele, por exemplo, quem choca os ovos. Às vezes, presta este serviço para várias fêmeas ao mesmo tempo.
  2. As girafas não se deitam para dar à luz. Por isso, ao nascer, o nenê despenca de uma altura de 2 metros e meio.
  3. Como as mães mico-leão-dourado tomam bastante cuidado com seus bebês, elas costumam carregá-los nas costas enquanto são bem pequenininhos. Muitas vezes, a prole é grande. Então, entram em cena as filhas mais velhas, que ajudam no trabalho de olhar os irmãos menores.
  4. A arara azul bota ovos com 5 dias de diferença entre um e outro. Desta forma, os nenês mais novos nem sempre conseguem competir pelo alimento com os irmãos mais velhos, e acabam morrendo de fome.
  5. Toda a comida que a fêmea do macaco-aranha arruma para sua alimentação é repartida com seu bebê, o qual carrega sempre agarrado ao peito.
  6. O gerbil, um bicho bem parecido com o esquilo, devora os filhotes que nascem mortos para que os outros que vieram ao mundo com saúde não sejam contaminados por doenças.
  7. A generosa mamãe capivara amamenta, além dos seus filhotes, todas as outras “crianças” esfomeadas que aparecerem, sendo elas parentes ou não.
  8. Os pinguins levam seus nenês sobre as patas, para evitar que eles pisem no frio.
  9. Durante a época em que está acasalando, a macaca fuscata rejeita seus filhos. Ela não deixa de amamentá-los, mas fica brava com mais frequência, e os mantém longe de si. Quando o período de reprodução acaba, a harmonia entre mãe e filhote volta a reinar.
  10. Os tigres não têm a menor paciência com seus bebês. Depois que eles nascem, precisam procurar sozinhos as tetas da mãe. Se não acham o caminho certo, acabam morrendo de fome.

É difícil eleger as melhores mães do reino animal, avisa o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do Canal Animal TV. Por isso, ele elegeu histórias de cinco grandes mães: a leoa, a canguru, a coruja (e como surgiu a expressão “mãe coruja”), a jacaré e a sapo-pipa.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

Como as minhocas respiram debaixo da terra?

As minhocas não têm nariz e não possuem pulmões, mas conseguem respirar mesmo vivendo debaixo da terra. "Elas respiram de uma maneira diferente, através da pele", explica o biólogo Guilherme Domenichelli, autor de "Girafa tem torcicolo?". "É a chamada respiração...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This