Eles têm asas bem adaptadas que fazem movimentos muito rápidos. Algumas espécies de beija-flores batem as asas 28 vezes em um só segundo! Voando em linha reta, alguns beija-flores alcançam de 47 a 74 km por hora.

Eles conseguem rodopiar, voar pra trás, voar de lado, fazer curvas rápidas e parar no ar. Ficar parado no ar é o forte dos beija-flores, quanto menor a espécie e quanto mais curta as asas, maior é a frequência das batidas das asas que acabam produzindo um zumbido.

Os zumbidos dessas espécies são semelhantes ou até mesmo iguais a de alguns insetos (a enorme abelha-mamangava, por exemplo). Por ser tão rápido o beija flor gasta muita energia – por isso, precisa comer bastante. Eles se alimentam de néctar das flores e insetos, alguns chegam a comer dez vezes o peso do seu corpo por dia. Seria como se uma criança de 40 kg comesse 400 kg de alimento em um só dia! Outra comparação: se uma pessoa adulta pesando 75 kg queimasse calorias tão rápido quanto um beija-flor, ela precisaria comer mais de 300 hambúrgueres por dia!