Os camaleões são lagartos muito interessantes. Eles têm a cauda preênsil, ou seja, ele consegue se segurar nos galhos com a pontinha da cauda e a usa como se fosse uma mão. Também tem a língua muito comprida, bastante veloz e com a ponta grudenta.

Os camaleões caçam insetos, como besouros, mariposas, moscas e joaninhas dando botes quase que invisíveis aos nossos olhos com sua rápida língua. Possuem olhos que se movem independentes. No momento de caçar, os camaleões conseguem mirar sua presa com um dos olhos e com o outro vigiar toda a área para verificar se não tem um predador por perto.

Outro comportamento muito curioso nesse réptil é a mudança de cor. No passado, os pesquisadores achavam que os camaleões mudavam de cor somente por meio de pigmentos existentes dentro das células de sua pele. Mas novas descobertas científicas mostraram que eles possuem algo parecido com “espelhos” feitos de cristais nas células. Esses cristais são como pequenos prismas, de diferentes cores e formatos. Eles produzem as cores de duas formas. As cores claras vêm da luz refletida nesses cristais e as escuras estão nos pigmentos de sua pele.

Os camaleões usam essas cores para atrair as fêmeas e para expulsar os machos rivais. Cores de tons amarelos e vermelhos são mensagens de alerta que significam: “Saia daqui! Essa fêmea ou essa árvore tem dono!”