Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Isto não está me cheirando bem! Curiosidades sobre o pum dos animais

19 de novembro de 2013

Sabe aquelas pequenas bolhas produzidas pelos peixes? Aquilo pode ser sinal que o singelo peixinho acabou de soltar um pum. O biólogo Guilherme Domenichelli explica que algumas das bolhas liberadas pelos animais aquáticos são, na verdade, gases. Isso acontece porque esses gases, saídos do fundilho e formados geralmente por carboidratos com que os peixes se alimentam e pelo ar que eles engolem, não conseguem se diluir na água. Além das bolhas, a flatulência dos peixes pode vir acompanhada de efeitos sonoros e olfativos. Mas nada de culpar apenas os peixes. Os hipopótamos têm um dos puns mais barulhentos do reino animal – e gostam de soltá-los quando estão embaixo d’água.

Nem sempre as bolhas liberadas pelos peixes saem pela boca…

A também bióloga Rachel Azzari conta que todos os animais, até mesmo os pequenos insetos, emitem gases, pois estes nada mais são do que o resultado natural da fermentação presente na digestão. E não se engane: assim como nós, os animais conseguem segurar os gases na maioria das vezes. “A diferença é que eles não têm problema com a presença de alguém ou um lugar específico para soltar o pum”, explica ela. Por isso, se estiver com seu cachorrinho em um elevador, lembre-se que ele não hesitará na hora de liberar cheiros desagradáveis. Em compensação, os animais, principalmente os de olfato mais apurado, como é o caso dos cães, também se incomodam com o cheiro do pum alheio.

Não sei quem foi

Qual é o animal que solta mais puns?

Acontece que os animais domésticos estão longe de ser os que mais produzem flatulência. Este título pertence a bichos que se alimentam com vegetais leguminosos, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja, repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo e berinjela. Os gorilas machos são campeões nesse quesito. Em média, os bichos e as pessoas que comem esses vegetais em grande quantidade soltam uma média de 20 puns por dia. Quem também costuma produzir mais gases são os ruminantes, como vacas, cabras, ovelhas, camelos, veados e girafas, que comem muitas folhas e capim. A eliminação dos gases ocorre tanto por baixo (pum) quanto por cima (arroto). Há alguns anos, as vacas entram na lista de vilãs na questão do aquecimento global por liberarem grande quantidade de gás metano em seus puns. Rachel Azzari endossa a tese, mas faz uma ressalva. “Pela quantidade de gado que há no mundo, dá pra dizer que as vacas têm, sim, uma parcela de culpa no aquecimento global, mas nada que se compare às emissões de gases poluentes por carros e por indústrias”, afirma ela.

As vacas: na lista dos vilões do aquecimento global

Se na quantidade, os herbívoros ganham, os carnívoros são responsáveis pela produção dos gases mais fétidos. Além de carne, problemas de saúde também podem fazer com que o bicho solte cheiros mais fortes do que o normal. As aves, os répteis e os anfíbios liberam fezes, urina e gases pela cloaca – e têm um movimento específico para a emissão dos gases.

Se você está achando graça de tudo isso,  Guilherme conta uma história pessoal bastante divertida sobre o tema: “Uma vez, eu estava em uma cavalgada e um dos cavalos estava soltando muitos puns durante o passeio. Toda vez que ele levantava a cauda, era uma correria para sair de perto da traseira do bicho. Ninguém queria sentir o cheiro de uma distância tão pequena”.  Daquele dia em diante, o biólogo percebeu que o coice não é a maior arma dos cavalos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres conseguem comer carne podre?

Como os abutres podem comer carne podre e potencialmente contaminada sem ficarem doentes? O ácido do estômago deles está entre os mais corrosivos do reino animal. Os abutres podem digerir carne contaminada - com coisas como botulismo, antraz e cólera - sem adoecer e,...

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

Por que os finlandeses pintam os chifres das renas?

As puxadoras oficiais do trenó de Papai Noel também são conhecidas pelo nome de caribu. Vivem no Hemisfério Norte, podem alcançar 1,2 metro de altura e 250 quilos de peso. Suas patas são largas e próprias para andar e correr na neve sem afundar. Tanto machos como...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This