Alguns estabelecimentos de banho e tosa devolvem os animais aos donos com gravatinhas, lacinhos e outros acessórios. E se, em vez de uma simples tosa, seu cachorro voltasse para casa com os pelos tingidos e uma fantasia de pirata?

Groom Brasil - CAMPEONATO DE TOSADORES

No Groom Brasil, é mais ou menos isso que acontece. Os groomers (nome em inglês para quem tosa animais) competem em sete categorias para ver quem faz o melhor penteado em um cão – existe até uma disputa para tosar gatos! Quem for considerado o mais habilidoso pode levar prêmios de até 1 mil reais na categoria Creative, a mais ousada, que permite tingir o pelo dos cães.

Groom Brasil

As eliminatórias acontecem durante o ano inteiro pela internet. O candidato envia cinco fotos do cão tosado (de frente, lateral direita, lateral esquerda, traseira e dorso) para a organização pelo correio. A cada mês, o juiz escolhe um finalista, que concorrerá na etapa ao vivo no evento Pet South America, de 18 a 20 de outubro de 2011, em São Paulo.
Durante a competição presencial, os groomers devem tosar o animal em frente à comissão julgadora. Os bichos precisam  ser mantidos em coleiras e, quando estiverem fora do palco, em caixas transportadoras. Cada tosador é responsável por limpar os excrementos do cachorro.