10 curiosidades sobre a tartaruga marinha

24 de abril de 2019
  1. As tartarugas marinhas nadam a mais de 20 quilômetros por hora. Mas a temperatura do corpo influi no ritmo delas.
  2. No inverno, o animal fica mais lento. Têm a visão, o olfato e a audição extremamente desenvolvidos, além de uma fantástica capacidade de orientação.
  3. O ciclo de reprodução das tartarugas pode se repetir em intervalos de 1, 2 ou 3 anos, variando conforme espécie e ambiente.
  4. O acasalamento ocorre no mar. A fêmea escolhe um entre vários machos. A cópula dura várias horas, a fecundação é interna e uma fêmea pode ser fecundada por vários machos.
  5. Uma mesma fêmea pode realizar de 3 a 5 desovas por temporada , com intervalos médios de 10 a 15 dias, cada uma com 130 ovos em média.
  6. A maior tartaruga marinha, a alaúde, consegue colocar 100 ovos em apenas 10 minutos.
  7. Em 2005, uma tartaruga marinha gigante das ilhas de Galápagos foi apontada pelos cientistas como o animal vivo mais antigo do planeta, com o ano de nascimento estimado em 1830. Harriet, como era chamada, ganhou o apelido de “tartaruga de Darwin”, já que o cientista estudou, em 1835, animais dessa espécie. O réptil morreu em 2006, aos 176 anos, num zoológico australiano.
  8. Das 8 espécies de tartarugas marinhas existentes em todo o mundo, 5 vivem e se reproduzem no Brasil.
  9. Exploradas durante décadas, hoje elas lutam contra a extinção. A cada mil nascimentos, apenas 1 ou 2 sobrevivem.
  10. A tartaruga-de-couro, que vive no litoral capixaba, pesa 800 quilos e pode chegar a 2 metros de comprimento.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Vombate, o animal do cocô quadrado

Vombate, o animal do cocô quadrado

O vombate parece ser um cruzamento de porco, urso, castor e esquilo. Mas é apenas um animal bem diferente e curioso. São animais nativos da Austrália e de algumas ilhas vizinhas, explica o biólogo Guilherme Domenichelli, criador do canal Animal TV. [yotuwp...

João-bobo, a ave que brinca de estátua

João-bobo, a ave que brinca de estátua

Por que essa ave é conhecida como joão-bobo? O biólogo Guilherme Domenichelli explica: o nome popular surgiu por causa de sua principal característica: quando ele se sente ameaçado, permanece imóvel, sem se mexer. Quando é capturado por um predador, ele finge-se de...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Giovanni

    Olá o meu nome é Giovanna eu tenho 10 anos de idade. E na escola que eu estudo E E Professor Celestino Bourroul. Eles passaram uma lição sobre isso e eu fiquei muito feliz de vocês terem postado isso.
    Eu li sobre a matéria e eu gostei muito eu sou a favor dessa matéria. Muito obrigada por vocês derem postado esse tipo de assunto
    Eu gostaria de fazer uma sugestão, a minha sugestão é que da próxima vez postassem sobre os golfinhos
    Muito obrigada Giovana★

    Responder
  2. CLARISSA

    OTIMAS CURIOSIDADES

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This